dc.contributor.advisor | Freitas, Rony Cláudio de Oliveira | |
dc.contributor.author | Costa Junior, José Mário | |
dc.date.accessioned | 2017-08-23T19:50:34Z | |
dc.date.available | 2017-08-23T19:50:34Z | |
dc.date.issued | 2013 | |
dc.identifier.citation | COSTA JUNIOR, José Mário. Design instrucional na educação matemática a distância: desafios e reflexões. 2013. 130 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2013. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/xmlui/handle/123456789/167 | |
dc.description.abstract | RESUMO: O planejamento de disciplinas de Matemática ofertadas na modalidade de Educação
a Distância (EaD) envolve aspectos diferentes daquelas oferecidas presencialmente,
uma vez que não basta uma simples transposição para Ambientes Virtuais de
Aprendizagem das estratégias e práticas normalmente utilizadas no ambiente
escolar. A utilização de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), comum
nos modelos de EaD atuais, pode influenciar positivamente o processo de ensino e
aprendizagem ou somente representar um novo meio para metodologias expositivas,
que diminuem a participação ativa do aluno. Assim, o processo de Design
Instrucional deve considerar estratégias que levem o uso das TIC a outro nível, que
extrapole o simples uso das ferramentas. Um grande desafio nesse contexto é o
desenvolvimento de estratégias para a Educação Matemática a distância. Sabemos
que as disciplinas de Matemática envolvem muitas especificidades, como a
necessidade de demonstrações de cálculos, o desenvolvimento de gráficos, a
contextualização com a realidade dos alunos e a própria linguagem Matemática.
Nesta perspectiva, este trabalho objetiva investigar as ações e metodologias
utilizadas no Design Instrucional de disciplinas Matemáticas de um curso superior
ofertado a distância, tendo como referência uma abordagem metodológica dialógica
e investigativa. A pesquisa é de natureza qualitativa, do tipo estudo de caso e
ocorreu em três etapas: (1) observação e análise de uma sala virtual de uma
disciplina de Matemática de um curso de Licenciatura, a fim de identificar e criticar a
organização dos conteúdos, as atividades propostas, as mídias utilizadas, as
avaliações e as interações entre os participantes (2) entrevista semiestruturada com
o designer instrucional do curso; (3) entrevista semiestruturada com o professor da
disciplina. Esperamos contribuir no diálogo sobre formas de empregar na EaD
estratégias de ensino e aprendizagem que priorizem a investigação e a resolução de
problemas, tendo em vista que os resultados apontam para a necessidade de
formação sobre os temas. Como produto final foi desenvolvido um livro sobre Design
Instrucional na Educação Matemática, a fim de que, por meio do diálogo, a equipe
dos cursos a distância possam realizar a organização e condução das disciplinas,
buscando uma aprendizagem matemática dialógica e problematizadora, sendo
assim mais significativa e crítica. | pt_BR |
dc.description.abstract | ABSTRACT: The design of Mathematics disciplines in Distance Education (DE) involves different
aspects from those offered in traditional way, since it is necessary more than the
transposition of strategies and practices commonly used in the school environment to
the Virtual Learning Environment. The use of Information and Communication
Technologies (ICT), very common in current models of Distance Education, can
positively influence the process of teaching and learning or just represents a new
possibility for expository methodologies, which can reduce the active student
participation. Thus, the Instructional Design process should consider strategies that
lead ICT use at another level, that goes beyond the simple tools use and moves to a
meaningful learning. A important challenge in this context is the development of
strategies for Mathematics education in DE. We know that Mathematics disciplines
involve many specific issues, as the need for demonstrations, graphics development,
contextualization with the students reality and mathematical language. In this
perspective, this work aims to investigate the actions and methodologies used in the
Instructional Design of Mathematics disciplines in a undergraduate degree course
offered at a distance, based in a dialogic and investigative approach. This is a
qualitative research, case study type, and has three steps: (1) observation and
analysis of a Mathematics virtual classroom of a undergraduate course, in order to
identify and criticize the content organization, the proposed activities, the
technologies use, assessment ways and interaction between participants; (2) semistructured
interview with the instructional designer of the course; (3) semi-structured
interviews with the teacher of the virtual classroom. We hope to contribute on the
dialogue about ways to employ teaching and learning strategies that prioritize
research and problem solving, once the results point to the need for training about
the subjects. As final product, a book about Instructional Design in Mathematics
Education was developed. Thus, through dialogue the team of distance learning
courses can fulfill the organization and conduct of disciplines, seeking a dialogical
and problematizing learning of Mathematics - therefore more meaningful and critical. | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | |
dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Ensino à distância | pt_BR |
dc.subject | Ensino - Metodologia | pt_BR |
dc.title | Design instrucional na educação matemática a distância : desfios e reflexões | pt_BR |
dc.type | Dissertação de mestrado | pt_BR |
ifes.campus | Campus Vitória | |
ifes.underposgraduate | Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática | |
dc.identifier.capes | 30004012002P7 | |
ifes.knowledgeArea | Ensino de ciências e matemática | |
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