Design instrucional na educação matemática a distância : desfios e reflexões
Dissertação de mestrado
RESUMO: O planejamento de disciplinas de Matemática ofertadas na modalidade de Educação a Distância (EaD) envolve aspectos diferentes daquelas oferecidas presencialmente, uma vez que não basta uma simples transposição para Ambientes Virtuais de Aprendizagem das estratégias e práticas normalmente utilizadas no ambiente escolar. A utilização de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), comum nos modelos de EaD atuais, pode influenciar positivamente o processo de ensino e aprendizagem ou somente representar um novo meio para metodologias expositivas, que diminuem a participação ativa do aluno. Assim, o processo de Design Instrucional deve considerar estratégias que levem o uso das TIC a outro nível, que extrapole o simples uso das ferramentas. Um grande desafio nesse contexto é o desenvolvimento de estratégias para a Educação Matemática a distância. Sabemos que as disciplinas de Matemática envolvem muitas especificidades, como a necessidade de demonstrações de cálculos, o desenvolvimento de gráficos, a contextualização com a realidade dos alunos e a própria linguagem Matemática. Nesta perspectiva, este trabalho objetiva investigar as ações e metodologias utilizadas no Design Instrucional de disciplinas Matemáticas de um curso superior ofertado a distância, tendo como referência uma abordagem metodológica dialógica e investigativa. A pesquisa é de natureza qualitativa, do tipo estudo de caso e ocorreu em três etapas: (1) observação e análise de uma sala virtual de uma disciplina de Matemática de um curso de Licenciatura, a fim de identificar e criticar a organização dos conteúdos, as atividades propostas, as mídias utilizadas, as avaliações e as interações entre os participantes (2) entrevista semiestruturada com o designer instrucional do curso; (3) entrevista semiestruturada com o professor da disciplina. Esperamos contribuir no diálogo sobre formas de empregar na EaD estratégias de ensino e aprendizagem que priorizem a investigação e a resolução de problemas, tendo em vista que os resultados apontam para a necessidade de formação sobre os temas. Como produto final foi desenvolvido um livro sobre Design Instrucional na Educação Matemática, a fim de que, por meio do diálogo, a equipe dos cursos a distância possam realizar a organização e condução das disciplinas, buscando uma aprendizagem matemática dialógica e problematizadora, sendo assim mais significativa e crítica.
ABSTRACT: The design of Mathematics disciplines in Distance Education (DE) involves different aspects from those offered in traditional way, since it is necessary more than the transposition of strategies and practices commonly used in the school environment to the Virtual Learning Environment. The use of Information and Communication Technologies (ICT), very common in current models of Distance Education, can positively influence the process of teaching and learning or just represents a new possibility for expository methodologies, which can reduce the active student participation. Thus, the Instructional Design process should consider strategies that lead ICT use at another level, that goes beyond the simple tools use and moves to a meaningful learning. A important challenge in this context is the development of strategies for Mathematics education in DE. We know that Mathematics disciplines involve many specific issues, as the need for demonstrations, graphics development, contextualization with the students reality and mathematical language. In this perspective, this work aims to investigate the actions and methodologies used in the Instructional Design of Mathematics disciplines in a undergraduate degree course offered at a distance, based in a dialogic and investigative approach. This is a qualitative research, case study type, and has three steps: (1) observation and analysis of a Mathematics virtual classroom of a undergraduate course, in order to identify and criticize the content organization, the proposed activities, the technologies use, assessment ways and interaction between participants; (2) semistructured interview with the instructional designer of the course; (3) semi-structured interviews with the teacher of the virtual classroom. We hope to contribute on the dialogue about ways to employ teaching and learning strategies that prioritize research and problem solving, once the results point to the need for training about the subjects. As final product, a book about Instructional Design in Mathematics Education was developed. Thus, through dialogue the team of distance learning courses can fulfill the organization and conduct of disciplines, seeking a dialogical and problematizing learning of Mathematics - therefore more meaningful and critical.
Redes Sociais