dc.contributor.advisor | Sgarbi, Antônio Donizetti | |
dc.contributor.author | Ribeiro, Katy Kênio | |
dc.date.accessioned | 2017-08-23T19:45:03Z | |
dc.date.available | 2017-08-23T19:45:03Z | |
dc.date.issued | 2013 | |
dc.identifier.citation | RIBEIRO, Katy Kênio. Cineclube na escola: uma proposta de alfabetização científica na perspectiva CTSA analisada à luz da pedagogia da complexidade. 2013. 133 f. Dissertação (Mestrado) - Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2014. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/xmlui/handle/123456789/166 | |
dc.description.abstract | RESUMO: O objetivo desta pesquisa foi analisar as ações de um Projeto de Cineclube
desenvolvido em uma Escola Pública da Rede Estadual do Espírito Santo, com o
objetivo de promover a Alfabetização Científica na perspectiva da filosofia do
Movimento CTSA – Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente, a partir de
exibições cinematográficas. A análise de tal experiência se desenvolveu à luz do
pensamento complexo de Edgar Morin naquilo que se refere à educação, de acordo
com as discussões de Petráglia acerca do potencial desta experiência para o ensino
de ciências nos termos propostos pelo projeto de extensão escolar “Cineclube na
Escola”. Em termos referenciais, a pesquisa se apoiou ainda em autores como
Libâneo, Chassot, Aikenhead, Santos e Auler, Cachapuz, Pinheiro, Macedo,
Napolitano, Belloni, Roitman, Carvalho, Fracalanza, Amaral e Gouveia, entre outros.
Tratou-se de uma pesquisa descritiva, bibliográfica, documental, de cunho
qualitativo, desenvolvida na modalidade de um Estudo de Caso, valendo-se da
técnica da observação participante. Analisamos os dados a partir da proposta de
interpretação qualitativa do método hermenêutico dialético. Constatou-se como
resultado a validade de projetos de extensão escolar para as instituições de ensino,
a importância de desenvolver propostas que promovam a transdisciplinaridade,
juntamente com outras posturas inovadoras para o ensino de ciências. Concluímos
que o Projeto Cineclube na Escola tem fortes indícios da vivência da pedagogia da
complexidade, assumida em uma educação transdisciplinare que abre caminhos
para uma alfabetização científica na perspectiva CTSA a partir de uma linguagem
diferenciada para um ensino de ciências que seja solidário, ético e complexo. Desta
forma foi construído como fruto desta pesquisa um Roteiro Didático a partir de
aspectos da pedagogia da complexidade, para realização de Cineclubes que
promovam a alfabetização científica na perspectiva CTSA. | pt_BR |
dc.description.abstract | ABSTRACT: This research was aimed at analyzing the actions of a Movie Club Project developed
at a State Public School in Espírito Santo, with the objective of promoting the
Scientific Literacy in the Science, Technology, Society and Environment perspective
– STSE, based on film screenings. The analysis of such an experience was
developed in the light of Edgar Morin complex thinking, which refers to education,
according to Petráglia’s discussions on the potential of this experience to the
teaching of Sciences in the terms proposed by the Extension Project “Movie Club at
School”. In terms of bibliographic references, the research was supported by authors
like Libâneo, Chassot, Aikenhead, Santos and Auler, Cachapuz, Pinheiro, Macedo,
Napolitano, Belloni, Roitman, Carvalho, Fracalanza, Amaral and Gouveia, among
others. It was a descriptive, bibliographic, documental and qualitative research,
developed as a Case Study, using the participative observation technique. We
analyzed the data from the dialectical hermeneutic method, with the purpose of a
qualitative interpretation. We conveyed as results the validity of school extension
projects and the importance of development of purposes which promote
transdisciplinarity, along with other innovative postures for Science Teaching. We
concluded that the Movie Club Project at School has strong evidences of the
complexity pedagogy experience, assumed from a transdisciplinary education which
provides ways to a scientific literacy in the STSE perspective, with the use of a
differentiated language for a supportive, ethical and complex science teaching.
Thus, a Didactic Itinerary was made as product of this research, based on complex
pedagogy aspects, for the implementation of Movie Clubs able to promote scientific
literacy in the STSE perspective. | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | |
dc.subject | Ciências - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Educação - Metodologia | pt_BR |
dc.subject | Cineclubes | pt_BR |
dc.title | Cineclube na escola : uma proposta de alfabetização científica na perspectiva CTSA analisada à luz da pedagogia da complexidade | pt_BR |
dc.type | Dissertação de mestrado | pt_BR |
ifes.campus | Campus Vitória | |
ifes.underposgraduate | Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática | |
dc.identifier.capes | 30004012002P7 | |
ifes.knowledgeArea | Ensino de ciências e matemática | |
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