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Cartografias do corpo: disrupções imagéticas do corpo negro em James Baldwin

dc.contributor.advisorSalgueiro, Maria Aparecida Ferreira de Andrade
dc.contributor.authorCoswosk, Jânderson Albino
dc.date.accessioned2022-03-03T16:58:56Z
dc.date.available2022-03-03T16:58:56Z
dc.date.issued2022-01-28
dc.identifier.citationCOSWOSK, Jânderson Albino. Cartografias do corpo: disrupções imagéticas do corpo negro em James Baldwin. 2022. 283 f. Tese (Doutorado em Letras) – Instituto de Letras, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1669
dc.description.abstractA presente tese teve como objetivo mapear, na combinação entre literatura e diferentes suportes plásticos, fílmicos e fotográficos, a representação do corpo negro na obra literária e ensaística de James Baldwin (1924-1987). O estudo investe na composição da escrita plástica de Baldwin para analisar i) o corpo negro enquanto um elemento “estrangeiro” ao Ocidente, evidenciando o caso brasileiro como parte integrante de tal estrangeirização corporal; ii) a vulnerabilidade do corpo negro frente ao sistema prisional estadunidense e à segregação habitacional que formata a arquitetura das comunidades afro-americanas; iii) os impactos da relação afetiva e artística entre James Baldwin e o pintor Beauford Delaney, além de suas colaborações com o pintor Yoran Cazac e com o fotógrafo Richard Avedon, as quais traduzem o desejo do escritor pela combinação entre imagem e literatura e delimitam os caminhos que Baldwin traçou para construir corpografias verbais e visuais em sua obra; por fim, iv) a ausência pontual da corporalidade negra em parte da ficção baldwiniana e a dramatização dos resquícios da gênese dos Estados Unidos enquanto produto de uma supremacia branca, masculina e heterogendrada. Considerando o quadro em tela, discutiremos a normatização dos papéis de gênero, raça, sexualidade e masculinidades impressas nessas narrativas imagéticas. O percurso empreendido nos auxilia a compreender a conexão entre diferentes suportes artísticos, que se constituem como contra-imagens, nas quais James Baldwin desenvolve modos alternativos de narrar a si próprio e a experiência afro-americana, pretérita e contemporânea.pt_BR
dc.format.extent283f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherpt_BR
dc.rightsacesso_restritopt_BR
dc.subjectJames Baldwin - Estrangeirização corporal - Vulnerabilidade do corpo negro - Corpo negro e cultura visual - Corpo, raça e sexualidadept_BR
dc.titleCartografias do corpo: disrupções imagéticas do corpo negro em James Baldwinpt_BR
dc.typetese_doutoradopt_BR
dc.publisher.localRio de Janeiropt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade do Estado do Rio de Janeiropt_BR
ifes.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/6480355585240827pt_BR
dc.description.affiliationIfesCampus_de_Alegrept_BR
dc.identifier.capes31004016009P4pt_BR
dc.contributor.memberHarris, Leila Assumpção
dc.contributor.memberRocha, João Cezar de Castro
dc.contributor.memberCunha, Eneida Leal
dc.contributor.memberPatrocínio, Paulo Roberto Tonani do
ifes.author.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-8249-4096pt_BR


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