QUÍMICA SÓ PARA BAIXINHOS: ABORDAGEM EXPERIMENTAL E LÚDICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA A CRIANÇAS DE 5 A 12 ANOS.

Dalmonech, Dhébora Scardua (2022)

tcc

O estudo da química atualmente é considerado de difícil entendimento, em parte, por pré-conceitos criados por alunos cursantes. A quebra desse estereótipo através da introdução das ciências de forma simples e divertida, como com a utilização de experimentos, se torna indispensável, pois o aprendizado e o interesse dos alunos aumentam com o aprender brincando. Desta forma, este trabalho possui o objetivo de promover o contato inicial de crianças e adolescentes de 5 a 12 anos com a área da Química, para contribuir com seu futuro aprendizado científico e despertar seu interesse pela Química. Para isso, utilizou o método da experimentação, que estimula um ensino-aprendizado mais efetivo, aliado a contextualização com situações vividas no cotidiano das crianças. Por causa da pandemia COVID-19 e a necessidade de afastamento social, o público alvo do projeto foi alcançado via publicações na rede social do Ifes Campus Itapina e com a publicação de um E-book no site do campus. Estas publicações obtiveram números de acessos relevantes e a sensibilização do público foi considerada como ótima, pois a expectativa de sensibilização era de 350 indivíduos. Este material também foi utilizado pela Secretaria Municipal de Educação de Colatina no projeto Além das Letras em diversas sequências didáticas. Referência bibliográfica:


Collections: