Preconceito linguístico: reflexões sobre o papel docente na práxis educativa
trabalho de conclusão de curso
RESUMO: Esta pesquisa problematiza o preconceito linguístico no interior da escola pública de educação básica. De maneira especial, aborda as variações linguísticas, mais especificamente a variação diastrática, apresentada pelas pessoas do interior. Ao trazer esse assunto para a discussão acadêmica, espera- se que possa, de alguma forma, ensejar práticas para a mitigação do preconceito que, em geral, ocorre em função desta maneira de se falar. A metodologia de pesquisa utilizada, quanto ao problema proposto, é qualitativa, quanto à abordagem dos objetivos, é uma pesquisa descritiva e para o levantamento de dados, será adotado o procedimento de revisãode literatura. Por fim, quanto à natureza, esta é uma pesquisa básica. Bagno e Rangel (2005) são os autores que serviram de base para o referencial teórico. Os autores elaboraram pesquisa sobre os direitos do uso da linguagem materna e o direito de acesso e aprendizagem às formas linguísticas de prestígio. Essa pesquisa é esclarecedora no sentido de demonstrar que ao lutar pelo direito de usar a linguagem materna sem ser julgado, o indivíduo não pode abdicar de outro direito, o de aprender e dominar a variação padrão.
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