Mapeamento de processo com proposta de medição de desempenho numa empresa de comércio exterior

Almeida, Jônatas Silva (2021)

tcc

RESUMO: A presente pesquisa tem por objetivo propor uma melhoria de processo com indicadores para mensurar desempenho em uma empresa do ramo de comércio exterior com base no mapeamento do processo. A pesquisa segue as etapas do ciclo PDCA, realizando o mapeamento do estado atual do processo, a análise deste mapa em busca de oportunidades de melhoria e definindo o estado futuro com um novo mapa de processo. Por fim, indicadores foram propostos para mensurar o desempenho do processo. As melhorias propostas para o processo buscam a redução do trabalho manual dos funcionários e melhor utilização do sistema ERP da empresa em conjunto com inteligência de negócios (business intelligence): i) para reduzir o risco de ocorrência de falhas humanas decorrentes do trabalho repetitivo e de falta de atenção; ii) para reduzir o consumo desnecessário de espaço físico de armazenamento e de papel, que chega a atingir em média mais de 1200 folhas A4 por mês; iii) para aumentar a segurança e confiabilidade do processo. Os resultados validam a utilização do mapeamento de processos ferramenta de apoio na busca e implementação de melhorias, otimização do processo, melhor entendimento do fluxo de atividades e gestão do conhecimento organizacional, assim como, validam a utilização de indicadores de desempenho como instrumento de monitoramento e controle para garantir o atingimento dos objetivos das melhorias implantadas.

ABSTRACT: This research objective a proposit of process improvement with indicators to measure performance in a trading company from process mapping. The research follow the steps of PDCA cycle, starting with a mapping of a current state of the process. Next, the analysis the map in search of opportunities for improvement and defining future state with a new process map. Finally, define indicators to measure the performance of the process. The proposed process improvements seek the reduction of manual work and the use of the company's ERP system with business intelligence analysis: i) to reduce the risk of human error due to repetitive work and inattention; ii) to reduce unnecessary consumption of physical storage space and paper, which reaches an average of more than 1200 A4 sheets per month; iii) to increase the security and reliability of the process. The results validate the use of process mapping as a support tool in the search and implementation of improvements, process optimization, better understanding of the flow of activities and organizational knowledge management, as well as validate the use of performance indicators as a monitoring and control instrument to ensure the achievement of the objectives of the improvements implemented.


Collections: