Percepção e análise da viabilidade da implantação de um e-commerce de orquídeas
tcc
RESUMO: O plano de negócios é considerado um instrumento fundamental para que o empreendedor tenha informações valiosas sobre o ramo no qual deseja atuar, seus clientes, concorrentes e fornecedores. Seu principal objetivo é planejar e desenvolver um negócio, verificando e mensurando os riscos envolvidos, para a tomada de decisão da sua viabilidade ou não. Assim, o objetivo deste estudo consistiu em realizar uma análise sobre viabilidade da implantação de uma empresa, na cidade de Venda Nova do Imigrante – ES, que fizesse intermediação entre cliente e orquidário, visando à comercialização de orquídeas, utilizando como principal ferramenta de contato as mídias sociais, em especial o aplicativo WhatsApp. O trabalho foi desenvolvido no decorrer dos anos de 2020 e 2021 e a pesquisa foi estruturada em três etapas. A primeira consistiu na revisão da literatura utilizada; a segunda envolveu a elaboração e a aplicação de dois questionários estruturados, com perguntas fechadas, sendo que o primeiro buscou conhecer o público-alvo e os potenciais clientes e o segundo visou à identificação dos orquidófilos regionais e a forma adotada na comercialização das orquídeas. Os questionários foram aplicados por meio da plataforma do Google Forms®. A terceira etapa envolveu a elaboração do plano de negócio com a estrutura sugerida por Dornelas aliada a visões de diferentes autores. Os resultados obtidos na pesquisa demonstraram que as mídias sociais devem, sim, estar presentes no dia a dia dos empreendedores como ferramenta de aproximação dos clientes. O Plano de Negócio elaborado possibilitou uma análise geral quanto à viabilidade do empreendimento. Os estudos de análise de mercado e a análise financeira possibilitaram um norteio também quanto aos planejamentos, riscos e problemas futuros para o melhor entendimento do empreendimento. Por meio desses indicadores foi possível concluir que o empreendimento é bastante promissor, além de apresentar grande capacidade de lucratividade, alto índice de rentabilidade e um curto espaço de tempo para o retorno dos investimentos.
Redes Sociais