FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA ABORDAGEM PELA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA PARA PEDAGOGAS/OS
dissertação de mestrado
Esta pesquisa envolve a formação do pedagogo e sua preparação para a atuação no Ensino de Ciências no Ensino Fundamental. Essa discussão emerge da preocupação do nível de conhecimento sobre ciência e tecnologia dos professores e alunos, o qual se intensificou no mundo e principalmente no Brasil. A pesquisa tem por objetivo investigar de que forma as práticas pedagógicas vivenciadas por esses sujeitos em formação continuada podem contribuir para a reflexão sobre o conceito de ciência e do próprio Ensino de Ciências da Natureza. Para desenvolver essa pesquisa de abordagem qualitativa, inicialmente foi realizada uma revisão de literatura procurando mapear a produção acadêmica sobre a temática, à qual se seguiu a aplicação e análise de um questionário online, com o objetivo de compreender a concepção de ciência de um grupo de profissionais da pedagogia e apreender suas percepções sobre metodologias de ensino de ciências. Por fim, foi ofertado um curso de extensão, no primeiro semestre de 2021, intitulado: “Dimensões Transdisciplinares para o Ensino de Ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: uma abordagem pela Alfabetização Científica”. O curso de formação continuada contou com ações síncronas e assíncronas, contemplando leituras, fórum de discussão, questionários, diários de bordo, apresentação de práticas experimentais e ocorreu a partir da articulação entre o Educimat, Cefor e profissionais de pedagogia explorando o conceito de Alfabetização Científica para o ensino de ciências. Foram utilizados como instrumentos de produção de dados da pesquisa: questionários individuais, transcrição dos registros áudio visuais e fonográficos, registros escritos produzidos pelos professores e pela pesquisadora. A abordagem teórica que fundamentou o curso foi a Alfabetização Científica interpretada por Sasseron, Carvalho e Chassot envolvendo o conjunto de conhecimentos e capacidades que os educandos têm de ler, de compreender e de expressar opiniões sobre os contextos que envolvem a ciência e o entendimento das informações. Os aspectos pedagógicos da formação de professores convergem para as propostas de Gadotti, Shulman, Tardif e Nóvoa sendo implementada conforme os processos metodológicos articulados a pedagogia de Paulo Freire. A pesquisa envolveu o conceito de Alfabetização Científica como forma de balizar a reflexão acerca da ciência nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Os resultados evidenciados indicam a necessidade de incentivar a formação continuada de pedagogos por meio de cursos de extensão, possibilitando a ampliação de práticas pedagógicas desse profissional para o ensino de ciências conduzindo o aluno a perspectivas investigativas e de redescobertas. A experiência pedagógica foi materializada em um Guia Didático de Ciências com Atividades Práticas Experimentais, que poderá ser utilizado pelos professores de Ciências em sala de aula. Portanto, com base nas vivências do processo formativo e a partir das concepções consideradas, produzimos um material composto por discussões teóricas e metodológicas relacionadas à formação, visando, assim, contribuir com reflexões da prática docente e de processos formativos de professores que ensinam Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Neste viés, a pesquisa propiciou também discussões sobre o fomento de novos cursos de extensão como foco no Ensino de Ciências para pedagogos que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental, a formação de professores articulada a utilização de ferramentas pedagógicas colaborativas em Ambiente Virtual de Aprendizagem.
This research involves the formation of the pedagogue and its preparation for the performance in Science Teaching in Elementary School. This discussion emerges from the concern about the level of knowledge about science and technology of teachers and students, which has intensified in the world and especially in Brazil. The research aims to investigate how the pedagogical practices experienced by these subjects in continuing education can contribute to the reflection on the concept of science and the Teaching of Natural Sciences itself. To develop this research with a qualitative approach, initially a literature review was carried out seeking to map the academic production on the subject, which was followed by the application and analysis of an online questionnaire, with the objective of understanding the conception of science of a group of pedagogy professionals and apprehend their perceptions about science teaching methodologies. Finally, an extension course was offered, in the first half of 2021, entitled: "Transdisciplinary Dimensions for Science Teaching in the Initial Years of Elementary School: an approach to Scientific Literacy". The continuing education course featured synchronous and asynchronous actions, including readings, discussion forum, questionnaires, logbooks, presentation of experimental practices and took place from the articulation between Educimat, Cefor and pedagogy professionals exploring the concept of Scientific Literacy for science teaching. As instruments for the production of research data: individual questionnaires, transcription of audio visual and phonographic records, written records produced by the teachers and the researcher. The theoretical approach that founded the course was Scientific Literacy interpreted by Sasseron, Carvalho and Chassot involving the set of knowledge and skills that students have to read, understand and express opinions about the contexts that involve science and the understanding of information. . The pedagogical aspects of teacher training converge to the proposals of Gadotti, Shulman, Tardif and Nóvoa being implemented according to the methodological processes articulated to the pedagogy of Paulo Freire. The research involved the concept of Scientific Literacy as a way of guiding reflection on science in the early years of Elementary School. The evidenced results indicate the need to encourage the continuing education of pedagogues through extension courses, enabling the expansion of pedagogical practices of this professional for science teaching, leading the student to investigative and rediscovery perspectives. The pedagogical experience was materialized in a Science Didactic Guide with Practical Experimental Activities, which can be used by Science teachers in the classroom. Therefore, based on the experiences of the training process and based on the concepts considered, we produced a material composed of theoretical and methodological discussions related to training, thus aiming to contribute to reflections on teaching practice and training processes of teachers who teach Science in the years initials of elementary school. In this vein, the research also provided discussions on the promotion of new extension courses with a focus on Science Teaching for pedagogues who work in the early years of Elementary School, teacher training articulated with the use of collaborative pedagogical tools in a Virtual Learning Environment.
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