dc.contributor.advisor | Oliveira, Eduardo Augusto Moscon | |
dc.contributor.author | Pavani, Elaine Cristina Rossi | |
dc.date.accessioned | 2017-08-23T19:32:09Z | |
dc.date.available | 2017-08-23T19:32:09Z | |
dc.date.issued | 2013 | |
dc.identifier.citation | PAVANI, Elaine Cristina Rossi. Aulas de campo na perspectiva histórico crítica: contribuições para os espaços de educação não formal. 2013. 113 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2013. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/xmlui/handle/123456789/164 | |
dc.description.abstract | RESUMO: A expressão aula de campo pode designar a articulação entre teoria e empiria à
medida que favorece uma abordagem menos fragmentada e menos abstrata no
estudo de espaços geográficos. Esses devem ser considerados como um conjunto
indissociável entre os objetos naturais e culturais, por meio de um contínuo processo
histórico e social. O objetivo dessa pesquisa foi elaborar, de forma contextualizada,
uma proposta para elaboração de aulas de campo em espaços educativos não
formais a partir de vivências realizadas com alunos de Ensino Médio. A elaboração
da proposta teve como ponto de partida a pedagogia histórico-crítica e como
proposta operacionalizar atividades práticas para desenvolver e enriquecer a práxis
dos atores educacionais. A realização de doze aulas de campo em três espaços
educativos não formais permitiu a “construção – aplicação – reconstrução‖ do roteiro
a partir das experiências construídas nas aulas de campo, das anotações no diário
de campo e das contribuições dos demais agentes envolvidos no processo de
construção do conhecimento, além de leituras realizadas em artigos e livros da área
de Ensino de Ciências ao longo da pesquisa. As aulas de campo foram realizadas
de junho a novembro de 2012, com os alunos de nove turmas da Escola Estadual de
Ensino Médio Irmã Dulce Lopes Ponte, localizada no bairro Marcílio de Noronha-
Viana/ES, e envolveu diversas áreas do conhecimento. A análise qualitativa do
processo desenvolvido contou com várias fases: construção da proposta, realização
das aulas de campo, reflexão e reconstrução da proposta – foi realizada com foco na
Educação Científica no contexto da Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente
(CTSA), Alfabetização Científica, Pedagogia Histórico-Crítica, Aulas de Campo e
Espaços Não Formais. A proposta didático-pedagógica desta pesquisa está
contextualizada na pedagogia histórico-crítica de Dermeval Saviani e na metodologia
de João Luiz Gasparin. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, teórico-
empírica, cujos dados foram abordados numa linha multidisciplinar. Os frutos dessa
pesquisa foram: uma proposta para elaboração de aulas de campo em espaços não
formais e a produção de um guia de espaços não formais da RMGV e adjacências. | pt_BR |
dc.description.abstract | ABSTRACT: The expression field class can designate the linkage between theory and empiricism as favoring a less fragmented and less abstract in the study of geographic spaces. These should be considered as an inseparable from natural and cultural objects by means of a continuous historical and social process. The objective of this research was to develop, in context, a proposal for the preparation of field classes in non-formal educational spaces from experiences conducted with high school students. The preparation of the proposal had as its starting point the historical critical pedagogy and how to operationalize proposed practical activities to develop and enrich the educational praxis of actors. The realization twelve field classes in three non-formal educational spaces allowed " construction - application - rebuilding " script from the experiences built on field classes of notes in a field journal and contributions of other agents involved in the process of construction of knowledge, and readings made in articles and books in the field of Science Education throughout the research. The field classes were conducted from June to November 2012, with students from nine classes of the State School Education Middle Sister Dulce Lopes Bridge, located in the neighborhood of Marsilius - Noronha Viana/ES, and involved several areas of knowledge. Qualitative analysis of the developed process had several phases, namely, construction of the proposal, completion of field classes, reflection and reconstruction of the proposal - was conducted with a focus on science education in the context of Science, Technology, Society and Environment ( CTSA ), Scientific Literacy, Historical and Critical Pedagogy, Training Field and Non Formal spaces. The purpose of this didactic and pedagogic research is contextualized in historical pedagogy critical Dermeval Saviani and methodology João Luiz Gasparin. This is a qualitative research, theoretical and empirical, and data were discussed in a multidisciplinary line. The fruits of this research were: a proposal for development of field classes in non- formal and non-formal settings tab of RMGV and vicinity. | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | |
dc.subject | Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação | pt_BR |
dc.subject | Ensino - Meios auxiliares | pt_BR |
dc.subject | Ensino - Metodologia | pt_BR |
dc.subject | Ciências - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
dc.title | Aulas de campo na perspectiva histórico crítica : contribuições para os espaços de educação não formal | pt_BR |
dc.type | Dissertação de mestrado | pt_BR |
ifes.campus | Campus Vitória | |
ifes.underposgraduate | Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática | |
dc.identifier.capes | 30004012002P7 | |
ifes.knowledgeArea | Ensino de ciências e matemática | |
Redes Sociais