A gamificação no contexto das metodologias ativas para o ensino da língua portuguesa no ensino fundamental II
trabalho de conclusão de curso
RESUMO: Este artigo apresenta a pesquisa sobre a gamificação no contexto das metodologias ativas para o ensino da língua portuguesa no Ensino Fundamental II. O objetivo geral foi Investigarmos no contexto das metodologias ativas, o processo de gamificação e suas contribuições para a Língua Portuguesa no Ensino Fundamental II. Os objetivos específicos foram: Investigarmos sobre os conceitos de metodologias ativas e gamificação; pesquisar através de busca bibliográfica sobre a produção de aulas gamificadas para o ensino de Língua Portuguesa e analisar os relatos de professores, selecionando através de artigos publicados pelo Google acadêmico; propormos um modelo de aulas gamificadas de Língua Portuguesa para o 9º ano do Ensino Fundamental II através de uma sequência didática, utilizando também ferramentas de construção de jogos pelo site Efuturo. Os dados, de natureza qualitativa, foram produzidos a partir da revisão bibliográfica de autores como Berbel, Leffa, Moran, Zabala dentre outros, através de pesquisa e seleção dos descritores metodologias ativas, gamificação, aulas gamificadas de língua portuguesa e sequência didática. A pesquisa demonstrou que as atividades gamificadas de língua portuguesa, promovem o envolvimento, engajamento e promovem o protagonismo dos alunos. Esta pesquisa foi desenvolvida como pré-requisito para formação no curso de Licenciatura em Letras/Português do IFES.
ABSTRACT: This article presents research on gamification in the context of active methodologies for teaching Portuguese in Elementary School II. The general objective was to investigate in the context of active methodologies, the gamification process and its contributions to the Portuguese Language in Elementary School II. The specific objectives were: To investigate the concepts of active methodologies and gamification; search through bibliographic search on the production of gamified classes for teaching Portuguese and analyze the reports of teachers, selecting through articles published by academic Google; We propose a model of gamified Portuguese Language classes for the 9th grade of Elementary School II through a didactic sequence, also using game construction tools on the Efuturo website. The data, of a qualitative nature, were produced from the literature review of authors such as Berbel, Leffa, Moran, Zabala, among others, through research and selection of descriptors active methodologies, gamification, gamified Portuguese language classes and didactic sequence. The research showed that gamified Portuguese language activities promote involvement, engagement and promote the protagonism of students. This research was developed as a prerequisite for training in the Licentiate Degree in Languages/Portuguese at IFES.
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