Desenvolvimento de protótipos estruturais com usa da impressora 3D para o ensino da arquitetura

Sacramento, Lucas Pereira Barcellos (2022)

tcc

RESUMO: A impressora 3D tem se tornado uma ferramenta amplamente utilizada nos ambientes de ensino nas escolas e universidades, por proporcionar a materialização de objetos. Na arquitetura e urbanismo as impressões 3D têm sido bastante utilizadas na confecção de protótipos estruturais que simulam diversos tipos de estruturas encontradas na construção civil. Desta forma, o presente trabalho tem como objetivo criar, modelar e imprimir protótipos estruturais em escala reduzida que simulam estruturas de concreto, a fim de se demonstrar seus processos construtivos e desenvolver ferramentas que possam ser utilizadas pelos professores. Para que os protótipos fossem confeccionados foi utilizado o método de tentativa e erro, onde foi necessário modelar, configurar e imprimir as peças dos modelos estruturais para analisar suas potencialidades e fragilidades. Desse modo, este trabalho resulta na criação de dois protótipos estruturais, sendo um que simula o sistema estrutura de concreto armado e o outro de concreto pré-moldado, que possibilitam estudos futuros mais aprofundados sobre prototipagem, com a finalidade de desenvolver elementos que auxiliem professores às didáticas aplicadas em sala de aula.

ABSTRACT: The 3D printer has become a widely used tool in teaching environments in schools and universities, for providing the materialization of objects. In architecture and urbanism, 3D impressions have been widely used in the making of structural prototypes that simulate different types of structures found in civil construction. Thus, the present work aims to create, model and print small scale structural prototypes that simulate concrete structures, in order to demonstrate their construction processes and develop tools that can be used by teachers. In order for the prototypes to be made, the trial and error method was used, where it was necessary to model, configure and print the parts of the structural models to analyze their strengths and weaknesses. Thus, this work results in the creation of two structural prototypes, one simulating the reinforced concrete structure system and the other precast concrete, which allow for more in-depth future studies on prototyping, in order to develop elements that help teachers to didactics applied in the classroom.


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