dc.identifier.citation | AMPLIAÇÃO do ensino secundário. Jornal Folha do Povo, Vitória/ES, 15 de setembro de 1953. Disponível em: https://bndigital.bn.gov.br/hemeroteca-digital/. Acesso em: 27 mar. 2020. BLOCH, Marc. Apologia da História, ou, O Ofício De Historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001. BURKE, Peter. A Revolução Francesa da historiografia: a Escola dos Annales 1929-1989. São Paulo: Universidade Estadual Paulista, 1997. BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal: Porto, 1994. BARALDI, Ivete Maria; GAERTNER, Rosinéte. Contribuições da Cades para a educação (matemática) secundária no brasil: uma Descrição da Produção Bibliográfica (1953-1971). Bolema, Rio Claro, v. 23, n. 35, 2010. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10812. Acesso em: 22 mai. 2020. BARALDI, Ivete Maria; GAERTNER, Rosinéte. Cades: seus textos e seus contextos na história da educação matemática. In: Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática – ENAPHEM, II, 2014, Bauru. Anais eletrônicos... Bauru: ENAPHEM, 2014. Disponível em: http://www2.fc.unesp.br/enaphem/sistema/trabalhos/Novos%20PDF/46.pdf. Acesso em: 25 mai. 2020. BARALDI, Ivete Maria; GAERTNER, Rosinéte. Formação de professores (de matemática): textos e contextos de uma campanha. Revista Dynamis, Blumenau, v. 20, n. 1, 2014. Disponível em: https://proxy.furb.br/ojs/index.php/dynamis/article/view/5121. Acesso em: 25 mai. 2020. BARALDI, Ivete Maria. A Cades e a formação de professores para o Ensino Secundário: uma campanha nos anos de 1950-1960. In: Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática – ENAPHEM, III, 2016, São Mateus. Anais eletrônicos... São Mateus: ENAPHEM, 2016. Disponível em: https://periodicos teste.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/6133?articlesBySameAuthorPage=7. Acesso em: 25 mai. 2020. BOLSAS de estudos. Jornal Folha do Povo, Vitória/ES, 25 de novembro de 1953. Disponível em: https://bndigital.bn.gov.br/hemeroteca-digital/. Acesso em: 27 mar. 2020. CAMPANHA DE APERFEIÇOAMENTO E DIFUSÃO DO ENSINO SECUNDÁRIO. Plano de Atividades da Cades de 1960. Rio de Janeiro, 1960. 93 BRASIL. Decreto n.º 34.638, de 17 de novembro de 1953. Institui a Campanha de Aperfeiçoamento e Difusão do Ensino Secundário. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 17. nov. 1953. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/1950-1969/D34638.htm>. Acesso em 20 fev. 2019. BRASIL. Decreto-Lei nº 4.244, de 9 de abril de 1942. Lei Orgânica do Ensino Secundário. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 9. abr. 1942. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/1937-1946/Del4244.htm. Acesso em: 30 mar. 2021. BRASIL. Decreto-Lei nº 8.777, de 22 de janeiro de 1946. Dispõe sobre o registro definitivo de professores de ensino secundário. Brasil, 1946. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 22. jan. 1946. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/declei/1940-1949/decreto-lei 8777-22-janeiro-1946-416416-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em: 30 mar. 2021. BRASIL. Ministério da Educação. Documento Orientador de APCN Área 46: Ensino - 2019 CAPES. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de conteudo/ensino1.pdf. Acesso em: 07 set. 2021. CARVALHO, Eulina Fontoura. Entrevista. 1996. Memórias acadêmicas - a construção da memória da Pós-Graduação em Educação da PUC. Rio de Janeiro: PPGE/PUC-Rio, 2006. CARVALHO, Larissa Merizio de; LEITE, Sidnei Quezada Meireles. Produção De Documentários com Enfoque CTSA Para Promover a Alfabetização Científica. Vitória: Editora Ifes, 2014. CAPELATO, Maria Helena Rolim. A imprensa e história do Brasil. São Paulo: Contexto/EDUSP, 1988. CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano. Petrópolis: Vozes, 1994. CORRÊA, Taciano Fernandes. Entrevista sobre a Cades no Espírito Santo concedida a Daniele de Aquino Gomes. Vitória, 2020. CRUZADA de aperfeiçoamento e difusão do ensino secundário. Jornal Folha do Povo, Vitória/ES, 30 de novembro de 1953. Disponível em: https://bndigital.bn.gov.br/hemeroteca-digital/. Acesso em: 27 mar. 2020. DASSIE, Bruno Alves; ROCHA, José Lourenço da. O ensino de matemática no Brasil nas primeiras décadas do século XX. Caderno Dá-Licença, v.1, n. 4, 2003. Disponível em: http://dalicenca.uff.br/wp content/uploads/sites/204/2020/05/da_Licena_Bruno.pdf. Acesso em: 30 jun. 2020. DALLABRIDA, Norberto. A reforma Francisco Campos e a modernização nacionalizada do ensino secundário. Revista Educação, Porto Alegre, v. 32, n. 2, 94 2009. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/7983. Acesso em: 20 abr. 2020. DIAS, Amália. Entre a posição de apóstolo e a condição de trabalhador: a profissionalização do magistério de ensino secundário (1931- 1946). In: Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação – Anped, XXXII, 2009, Rio de Janeiro. Anais eletrônicos... Rio de Janeiro: Anped, 2009. Disponível em: https://www.anped.org.br/biblioteca/item/entre-posicao-de apostolo-e-condicao-de-trabalhador-profissionalizacao-do-magisterio. Acesso em: 14 abr. 2020. DUBOIS, Philippe. Cinema, vídeo, Godard. São Paulo: Cosac Naify, 2004. ESPÍRITO SANTO. Secretaria de Educação e Cultura. Ofício-Circular S/Nº/1958. Vitória, 1958. ESPÍRITO SANTO. Secretaria de Educação e Cultura. Ofício-Circular 01/70. Vitória, 1970. FIORENTINI, Dario. Alguns modos de ver e conceber o ensino da Matemática no Brasil. Zetetiké, Campinas, v. 3, n.4, 1995. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646877. Acesso em: 17 mar. 2020. GARNICA, Antonio Vicente Marafioti; SOUZA, Luzia Aparecida de. Elementos de História da Educação Matemática. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012. HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Vértice. 2006. INSPETORIA DE VITÓRIA. Documento sem numeração da DIRETORIA DE ENSINO SECUNDÁRIO. Vitória, 1956. INSPETORIA DE VITÓRIA. Documento sem numeração da DIRETORIA DE ENSINO SECUNDÁRIO. Vitória, 1965. KILL, Tercio Girelli. Elementos constitutivos da matemática escolar capixaba nas primeiras décadas do século xx: O contexto do Ginásio do Espírito Santo. In: Encontro Nacional de Educação Matemática – ENEM, XII, 2016, São Paulo. Anais eletrônicos... São Paulo: ENEM, 2016. Disponível em: http://www.sbem.com.br/enem2016/anais/pdf/7433_3543_ID.pdf. Acesso em: 20 ago. 2020. LE GOFF, Jacques. História e memória. Campinas, SP Editora da UNICAMP, 1990. LIMA, Lauro de Oliveira. A escola secundária moderna. Rio de Janeiro: Fundo de Cultura, 1967. 95 LUCIO, Mariana Rocha. Colégio Estadual do Espírito Santo e seus atores discentes: memórias do ensino da educação física e do esporte (1943-1957). 2014. 22f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Educação Física) – Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2014. Disponível em: https://cefd.ufes.br/sites/cefd.ufes.br/files/field/anexo/mariana_rocha_lucio_- _colegio_estadual_do_espirito_santo_e_seus_atores_discentes_memorias_do_ensi no_da_educacao_fisica_e_do_esporte_1943-1957.pdf. Acesso em: 13 ago. 2021. MIRANDA, Bruna Camila Both; GARNICA, Antonio Vicente Marafioti. Por um novo modelo de professor: os livros publicados pela Cades. Zetetiké, Campinas, v.27, n.1, 2019. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8654273. Acesso em: 27 out. 2020. MIRANDA, Bruna Camila Both. A Cades e um novo modelo de professor secundário nas décadas de 1950 e 1960. 2019. 249f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2019. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/180981. Acesso em: 26 jun. 2020. MORAES, Ceres Marques de; BEZERRA, Jairo Manoel; MELLO e SOUSA Júlio César de. Apostilas de Didática de Matemática. Rio de Janeiro: Cades, 1959. MOREIRA, Eveline da Silva Gontijo. Identidade (de)formada: uma reflexão sobre a identidade e a formação dos gestores das escolas públicas da rede estadual de ensino de Goiás. Goiás: Instituto Federal de Goiás, 2018. MIORIM, Maria Ângela. Introdução à história da educação matemática. São Paulo: Atual, 1998. MIORIM, Maria Ângela; BRITO, Arlete de Jesus. Caracterização analítica da produção acadêmica brasileira no campo específico de investigação em história da educação matemática. In: Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática – ENAPHEM, I, 2012, Vitória da Conquista. Anais eletrônicos... Vitória da Conquista: ENAPHEM, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/issue/view/412. Acesso em 05 mai. 2020. NASCIMENTO, Carolina de Azevedo França do; SÁ, Ilydio Pereira de. Guia de Apresentação e Descrição do Produto Educacional de Mestrado Profissional Documentário em vídeo: Nós enquanto nós. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2018. NIELSEN JÚNIOR, Diógenes. Trabalho e Educação Profissional no Brasil: Reforma Capanema (1942). 2004. 244f. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, 2004. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/306404?guid=1635772852477&returnUrl =%2fresultado%2flistar%3fguid%3d1635772852477%26quantidadePaginas%3d1%2 6codigoRegistro%3d306404%23306404&i=4. Acesso em 25 mai. 2020. 96 NUNES, Clarice. O “velho” e “bom” ensino secundário: momentos decisivos. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v.1, n. 14, 2000. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/pY5CvzLSCLPRNy7XpZ7x6WR/?lang=pt. Acesso em 22 mai. 2020. PESSANHA, Eurize Caldas; BRITO, Silvia Helena Andrade. Ensino secundário ou educação secundária? Controvérsias e singularidades na escrita de sua História. Série-Estudos, Campo Grande, v. 1, n. 38, 2014. Disponível em: https://www.serie estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/750. Acesso em 22 mai. 2020. PINTO, Antonio Henrique. O currículo do ensino médio e da educação profissional no Espírito Santo na década de 1970. In: Congresso brasileiro de história da educação – CBHE, VII, 2012, Cuiabá. Anais eletrônicos... Cuiabá: CBHE, 2012. Disponível em: https://gem.ufmt.br/cbhe7/CadernoResumosCompletoAprovacao.pdf. Acesso em 24 mar. 2020. PINTO, Diana Couto. Campanha de aperfeiçoamento e difusão do ensino secundário: uma trajetória bem-sucedida? In: MENDONÇA, Ana Waleska; XAVIER, Nacif Xavier (org.). Por uma política de formação do magistério nacional: o Inep/MEC dos anos 1950/1960. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2008, cap.6, p. 145-177. PINTO, Diana Couto. CADES e sua presença em Minas Gerais. In: Congresso de Pesquisa e Ensino em História da Educação – COPEHE, II, 2003, Uberlândia. Anais eletrônicos... Uberlândia: COPEHE, 2003. Disponível em: https://eventos.ufu.br/copehe. Acesso em: 20 out. 2019. PIRES, Eloiza Gurgel. A experiência audiovisual nos espaços educativos: possíveis interseções entre educação e comunicação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 36, n.1, 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/w7hTMM4d6gsYgDRtjscDNVp/?lang=pt. Acesso em: 25 out. 2019. ROCHA, Daniela da Silva. Formação de professores de matemática na bahia (1953-1971): Campanha de Aperfeiçoamento e Difusão do Ensino Secundário. 2014. 97f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências, Universidade Federal da Bahia, Bahia, 2014. Disponível em: https://ppgefhc.ufba.br/sites/ppgefhc.ufba.br/files/daniela_da_silva_rocha_- _dissertacao_-_formacao_de_professores_de_matematica_na_bahia_1953- _1971_campanha_de_aperfeicoamento_e_difusao_do_ensino_secundario.pdf. Acesso em: 26 jun. 2020. SANTOS, Marina Gomes dos. Curso superior de matemática da UFES: um currículo regido por engenheiros. Seminário Nacional de História da Matemática - SNHM, X, 2013, São Paulo. Anais eletrônicos... São Paulo: SNHM: 2013. Disponível em: https://www.cle.unicamp.br/eprints/index.php/anais-snhm/article/view/96/86. Acesso em: 26 jun. 2020. 97 SANTOS, Marina Gomes dos. Formação superior específica de professores de matemática no Espírito Santo: uma história de 1964 a 2000. 2013. 189f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2013. Disponível em: https://repositorio.ufes.br/bitstream/10/1919/1/Disserta%C3%A7%C3%A3o_MarinaG Santos.pdf . Acesso em: 26 jun. 2020. SANTOS, Marina Gomes Dos. Curso de Matemática superior no Espírito Santo: a figura de uma mulher pioneira. Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia – SNHCT, XIII, 2012, São Paulo. Anais eletrônicos... São Paulo: SNHCT: 2012. Disponível em: https://www.13snhct.sbhc.org.br/resources/anais/10/1355942398_ARQUIVO_downlo ad.pdf. Acesso em: 26 jun. 2020. SANTOS, Pablo Silva Machado Bispo dos. A construção da educação fluminense e o Centro Educacional de Niterói (CEN) dos anos de 1960-1970: O papel de Armando Hildebrand E Myrthes Wenzell. Revista Contemporânea de Educação, v. 8, n. 15, 2013. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rce/article/view/1694. Acesso em: 26 jun. 2020. SILVA, Maria Edmée. de Andrade. Jacques. da. A Didática da matemática no Ensino Secundário. Rio de Janeiro: Cades, 1960. SILVA, Alacir de Araújo. Memória e identidade - O Colégio de Calçado 1939- 1958: da fundação à encampação. 2008. 262 f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em História Social. Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-09102008- 153319/pt-br.php. Acesso em: 25 jun. 2021. SIMÕES, Regina Helena Silva; FRANCO, Sebastião Pimentel; SALIM, Maria Alayde Alcantara. História da educação do Espírito Santo: vestígios de uma construção. Vitória: Edufes, 2009. SOUZA, Rosa Fátima de. História da organização do trabalho escolar e do currículo no século XX: (ensino primário e secundário no Brasil). São Paulo: Cortez, 2008. SAVIANI. Demerval. História das Ideias Pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores associados, 2007. SAVIANI, Dermeval. A escola pública brasileira no longo século XX (1890-2001). Congresso Brasileiro de História da Educação – CBHE, III, 2004, Curitiba. Anais eletrônicos... Curitiba: CBHE, 2004. Disponível em: https://docplayer.com.br/5150860-A-escola-publica-brasileira-no-longo-seculo-xx 1890-2001-1.html. Acesso em: 23 jun. 2021. TEIXEIRA, Roberto. O ideário comunista na imprensa do Espírito Santo: o caso do jornal folha capixaba. Encontro Nacional de História da Mídia - ENHM, IX, 2013, Ouro Preto. Anais eletrônicos... Ouro Preto: ENHM, 2013. Disponível em: http://www.ufrgs.br/alcar/encontros-nacionais-1/9o-encontro-2013/artigos/gt-historia- 98 da-midia-alternativa/o-ideario-comunista-na-imprensa-do-espirito-santo-o-caso-do jornal-folha-capixaba. Acesso em: 21 jul. 2021. VIEIRA, José Eugênio. Afonso Cláudio: cronologia da sua história política, administrativa e cultural 1850 a 2009. Vitória: Recuperando Histórias, 2009. XAVIER, Libânia Nacif. Qualificação de professores em três campanhas do Ministério da Educação no decênio 1950-1960. In: MENDONÇA, Ana Waleska; XAVIER, Nacif Xavier (org.). Por uma política de formação do magistério nacional: o Inep/MEC dos anos 1950/1960. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2008, cap.5, p. 127-143. | pt_BR |
Redes Sociais