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A CADES E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO ESPÍRITO SANTO (1950 A 1970)

dc.contributor.advisorPINTO, ANTONIO HENRIQUE
dc.contributor.authorGOMES, DANIELE DE AQUINO
dc.date.accessioned2022-02-21T17:41:16Z
dc.date.available2022-02-21T17:41:16Z
dc.date.issued2021
dc.identifier.citationAMPLIAÇÃO do ensino secundário. Jornal Folha do Povo, Vitória/ES, 15 de setembro de 1953. Disponível em: https://bndigital.bn.gov.br/hemeroteca-digital/. Acesso em: 27 mar. 2020. BLOCH, Marc. Apologia da História, ou, O Ofício De Historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001. BURKE, Peter. A Revolução Francesa da historiografia: a Escola dos Annales 1929-1989. São Paulo: Universidade Estadual Paulista, 1997. BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal: Porto, 1994. BARALDI, Ivete Maria; GAERTNER, Rosinéte. Contribuições da Cades para a educação (matemática) secundária no brasil: uma Descrição da Produção Bibliográfica (1953-1971). Bolema, Rio Claro, v. 23, n. 35, 2010. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10812. Acesso em: 22 mai. 2020. BARALDI, Ivete Maria; GAERTNER, Rosinéte. 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dc.identifier.isbn978-85-8263-516-2
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1645
dc.description.abstractEsta pesquisa de Mestrado tem como objetivo analisar a atuação da Campanha de Aperfeiçoamento e Difusão do Ensino Secundário – Cades, na formação dos professores de matemática para a escola secundária, no Espírito Santo, da sua criação, em 1953, até seu desaparecimento, no início da década de 1970, conjuntamente ao encerramento do longo ciclo da escola secundária no Brasil. Criada no governo Vargas, a Cades tinha, entre suas finalidades, a habilitação de professores para a escola secundária. Atuou em um contexto caracterizado pela pouca presença de cursos de licenciatura, o que conferia um obstáculo para expansão e modernização da escola secundária, cujo passado remonta ao período do Brasil Império. Para a construção, dialogamos com o campo historiográfico. Nessa perspectiva, entrelaçamos passado e presente, iluminando o primeiro a partir das questões suscitadas no segundo. A partir da análise das fontes (registros escolares, depoimento oral, manuais didáticos, entre outros), reunimos indícios, vestígios e pistas para contarmos essa história em construção. Dessa forma, a atuação da Cades apontava tanto para uma uniformização da prática docente, quanto para promoção de uma escola engajada e com uma formação para a vida, com finalidade mais ampla, contextualizada e não somente voltada à preparação para o ensino superior, mesmo em um período onde o ensino de matemática era tradicional. Assim, durante a pesquisa pudemos observar essas ressonâncias na prática docente de um professor habilitado pela Cades, e que teve acesso às obras publicadas pela Campanha voltadas à didática do ensino de matemática. Concluindo que, embora a Campanha tenha realizado a maioria das ações, prevista em seu Decreto de criação, em solo espiritossantense, elas ocorreram de forma tímida, pontual e descontínua. Fazendo com que fosse atribuída a Cades somente o papel de conceder habilitação docente. Por fim, a partir dessa pesquisa, foi produzido um vídeo-documentário, apresentando a atuação da Cades na formação dos professores de matemática no Espírito Santo.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherEdifespt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectMatemática - estudo e ensinopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectCampanha de aperfeiçoamento e difusão do ensino secundário (Brasil - Espírito Santo)pt_BR
dc.titleA CADES E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO ESPÍRITO SANTO (1950 A 1970)pt_BR
dc.typedissertacao_mestradopt_BR
dc.publisher.localVitóriapt_BR
ifes.campusCentro_de_Referencia_em_Formacao_e_em_Educacao_a_Distanciapt_BR
dc.contributor.institutionINSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (Ifes)pt_BR
ifes.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/8911706301558426pt_BR
dc.description.affiliationIfesCampus_Vitoriapt_BR
dc.identifier.doi10.36524/9788582635162pt_BR
dc.identifier.capes30004012002P7pt_BR
ifes.knowledgeAreaEnsino de ciências e matemáticapt_BR
ifes.researchAreaEDUCAÇÃO NÃO FORMAL, DIVERSIDADE, SUSTENTABILIDADE, HISTÓRIA E MEMÓRIAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA.pt_BR
ifes.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/1422316224223725pt_BR
ifes.course.underposgraduatePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
ifes.course.underposgraduatePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
dc.contributor.memberSad, Ligia Arantes
dc.contributor.memberDynnikov, Circe Mary da Silva
dc.contributor.memberCesana, Andressa
dc.degree.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICApt_BR
dc.degree.knowledgeAreaEnsino de ciências e matemáticapt_BR
dc.degree.researchAreaEDUCAÇÃO NÃO FORMAL, DIVERSIDADE, SUSTENTABILIDADE, HISTÓRIA E MEMÓRIAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA.pt_BR
ifes.author.orcidhttps://orcid.org/00-0002-7511-6353pt_BR


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