A CADES E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO ESPÍRITO SANTO (1950 A 1970)

GOMES, DANIELE DE AQUINO (2021)

dissertacao_mestrado

Esta pesquisa de Mestrado tem como objetivo analisar a atuação da Campanha de Aperfeiçoamento e Difusão do Ensino Secundário – Cades, na formação dos professores de matemática para a escola secundária, no Espírito Santo, da sua criação, em 1953, até seu desaparecimento, no início da década de 1970, conjuntamente ao encerramento do longo ciclo da escola secundária no Brasil. Criada no governo Vargas, a Cades tinha, entre suas finalidades, a habilitação de professores para a escola secundária. Atuou em um contexto caracterizado pela pouca presença de cursos de licenciatura, o que conferia um obstáculo para expansão e modernização da escola secundária, cujo passado remonta ao período do Brasil Império. Para a construção, dialogamos com o campo historiográfico. Nessa perspectiva, entrelaçamos passado e presente, iluminando o primeiro a partir das questões suscitadas no segundo. A partir da análise das fontes (registros escolares, depoimento oral, manuais didáticos, entre outros), reunimos indícios, vestígios e pistas para contarmos essa história em construção. Dessa forma, a atuação da Cades apontava tanto para uma uniformização da prática docente, quanto para promoção de uma escola engajada e com uma formação para a vida, com finalidade mais ampla, contextualizada e não somente voltada à preparação para o ensino superior, mesmo em um período onde o ensino de matemática era tradicional. Assim, durante a pesquisa pudemos observar essas ressonâncias na prática docente de um professor habilitado pela Cades, e que teve acesso às obras publicadas pela Campanha voltadas à didática do ensino de matemática. Concluindo que, embora a Campanha tenha realizado a maioria das ações, prevista em seu Decreto de criação, em solo espiritossantense, elas ocorreram de forma tímida, pontual e descontínua. Fazendo com que fosse atribuída a Cades somente o papel de conceder habilitação docente. Por fim, a partir dessa pesquisa, foi produzido um vídeo-documentário, apresentando a atuação da Cades na formação dos professores de matemática no Espírito Santo.


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