Um olhar sobre pátios escolares
tcc
RESUMO: Os pátios escolares são ambientes de grande importância no aprendizado, na socialização e na formação das crianças. Entretanto, não são vistos desta maneira por muitos, que entendem o pátio somente como lugar em que ocorrem momentos de diversão e que não fazem parte do aprendizado das crianças, não recebendo a mesma importância que as salas de aula nos projetos. Para compreender esse espaço, é necessário viajar entre conceitos que vão do surgimento da escrita até a psicologia ambiental. É a partir dessa viagem, e dos conhecimentos obtidos com ela que, então, foi possível realizar diagnósticos em duas escolas da cidade de Linhares/ES, a fim de analisar se os pátios escolares das mesmas atendiam às necessidades dos usuários-crianças da educação infantil, na faixa etária de 2 a 5 anos. Esta análise foi feita por meio de aplicações de instrumentos de Avaliação Pós-Ocupação – walkthrough, checklist e mapa comportamental. Após a aplicação, foi utilizado a matriz de descobertas para sintetizar os resultados encontrados e possibilitar a determinação das diretrizes projetuais para qualificar e adequar os espaços conforme abordagem utilizada. Dessa forma, este estudo permitiu concluir que os pátios escolares, de fato, não estão sendo planejados e, por isso, são espaços de muitas lacunas na sua utilização. Adequações são possíveis, mas é ideal que seja pensado nestes ambientes na fase projetual da construção e que, neste momento de projeto, as crianças, principais usuárias deste espaço, sejam as protagonistas na utilização.
ABSTRACT: School courtyards are environments of great importance in the learning process, in the socialization and in the upbringing of children. However, they are not seen that way by many, who understand such areas as places of entertainment and not as part of the learning process. Therefore, school courtyards are not built with as much care and attention as classrooms are. To comprehend these spaces, it becomes necessary to delve into concepts that range from the emergence of writing to environmental psychology. It was in this delving that Reggio Emilia's approach was presented and thus, it was possible to diagnose in two schools of Linhares/ES, with the purpose of analyzing whether their school courtyards fully provided and catered to the needs of those who used them-preschool students, whose ages ranged from 2 to 5 years of age. This analysis was performed with the use of post-occupational assessment tools – walkthrough, checklist and behavioral map. After the procedure, a Discovery matriz was used in order to summarize the results that had been found and allow for design guidelines that qualify and better suit these spaces with the aforementioned approach. Through this research, it is possible to conclude that, as a matter of fact, school courtyards are not being planned, so they are environments that leave much to be desired when it comes to their uses. Changes to better suit them are possible, but it is ideal that the Project phase of construction be followed by critical analysis, and that, during the preparation of the project, children, which are the main users of these areas, be the protagonists in their uses.
Redes Sociais