O lúdico como elemento mediador no processo de ensino-aprendizagem no contexto do Programa Criança Feliz
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O presente trabalho tem como objetivo geral de compreender o papel da ludicidade na mediação do ensino-aprendizagem na perspectiva do contexto do Programa Criança Feliz. Para isso, a nossa intenção é apresentar uma Intervenção Pedagógica com foco o lúdico como elemento mediador no processo de ensino-aprendizagem no contexto do referido Programa. Considerando que nos últimos anos, governo e sociedade entenderam que priorizar a infância é uma estratégia inteligente que permite maiores ganhos sociais, visto que, pesquisas científicas comprovam que os primeiros anos de vida são o período com a maior “janela de oportunidades” para o desenvolvimento humano integral e o que a criança aprende, na Primeira Infância, serve de base para tudo o que ela aprenderá ao longo de sua vida. As atividades lúdicas, por sua vez, visam contribuir como um apoio pedagógico e se caracteriza como um momento em que a criança usa sua espontaneidade e, consequentemente, a expressividade e a criatividade, pois não se trata apenas de brincar por brincar, mas sim com intencionalidade pedagógica. Com base nos fundamentos de autores como Kishimoto, Souza, Piaget e Vygotsky, a pesquisa apontará para a utilização da ludicidade na aprendizagem, entendendo que brincar é algo exclusivo do ser humano e por meio dessa ação a criança não só se diverte, mas também se desenvolve como sujeito. O lúdico então, como prática diária trabalhada na escola, também facilitará o processo alfabetizador, sendo isso realizado de forma a obter resultados positivos.
The present work has as general objective to understand the role of playfulness in the mediation of teaching-learning in the context of the Programa Criança Feliz context. Therefore, our intention is to present a Pedagogical Intervention with a focus on play as a mediating element in the teaching-learning process in the context of the aforementioned Program. Whereas in recent years, government and society have understood that prioritizing childhood is an intelligent strategy that allows for greater social gains, as scientific research has shown that the first years of life are the period with the greatest "window of opportunity" for development human being and what the child learns in Early Childhood serves as the basis for everything he or she will learn throughout their life. The playful activities, in turn, aim to contribute as a pedagogical support and are characterized as a time when the child uses their spontaneity and, consequently, their expressiveness and creativity, as it is not just about playing for playing, but with pedagogical intentionality. Based on the foundations of authors such as Kishimoto, Souza, Piaget and Vygotsky, the research will point to the use of playfulness in learning, understanding that playing is something unique to human beings and through this action the child not only has fun, but also develops as a subject. The ludic, then, as a daily practice worked at school, will also facilitate the literacy process, being this done in a way to obtain positive results.
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