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A noção de vagueza e possíveis operações de linguagem em sala de aula

dc.contributor.advisorGomes, Antônio Carlos
dc.contributor.authorRubim, Rudner Merotto Di
dc.contributor.authorD'Avila, Roberta de Oliveira Tropiano Barros
dc.date.accessioned2022-02-21T11:35:31Z
dc.date.available2022-02-21T11:35:31Z
dc.date.issued2022
dc.identifier.citationD´AVILA, Roberta de Oliveira Tropiano Barros; RUBIM, Rudner Merotto Di; GOMES, Antônio Carlos. A noção de vagueza e possíveis operações de linguagem em sala de aula. 2022. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso Superior de Licenciatura em Letras-Português, Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1637
dc.description.abstractRESUMO: O presente estudo de Semântica é uma pesquisa que tem por objetivo entender e problematizar a noção de vagueza na língua e refletir sobre o seu uso em sala de aula. Ele inicia com uma investigação bibliográfica de natureza qualitativa e segue analisando atividades de linguagem elaboradas para usar com alunos da educação básica. Ancora-se em autores como Chierchia, Cançado, etc. para estabelecer o marco semântico; e em Franchi, Cumpri, Rezende etc. para remeter às operações de linguagem e à Teoria das Operações Predicativas ou Enunciativas, de Culioli. Por fim, entendemos que a vagueza é constitutiva da linguagem, recobre toda palavra fora de contexto e permanece em algumas palavras dentro do contexto. Ela pode ser usada tanto para substituir uma palavra que falta ao enunciador quanto para omitir intencionalmente uma informação.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: The present study of Semantics is research that aims to understand and problematize the notion of vagueness in language and reflect on its use in the classroom. It starts with a bibliographic investigation of a qualitative nature and goes on to analyze language activities designed to be used with basic education students. It is anchored in authors such as Chierchia, Cançado, etc. to establish the semantic framework; and in Franchi, Cumpri, Rezende, etc. to refer to language operations and to Culioli's Theory of Predicative or Enunciative Operations. Finally, we understand that vagueness is constitutive of language, covers every word out of context and remains in some words within the context. It can be used both to replace a word that the speaker is missing and to intentionally omit information.pt_BR
dc.format.extent25 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectSemânticapt_BR
dc.subjectVaguezapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectEpilinguísticapt_BR
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.titleA noção de vagueza e possíveis operações de linguagem em sala de aulapt_BR
dc.typetrabalho de conclusão de cursopt_BR
dc.publisher.localVitóriapt_BR
ifes.campusCampus_Vitoriapt_BR
dc.identifier.latteshttp://lattes.cnpq.br/7319251043333677
dc.identifier.latteshttp://lattes.cnpq.br/7319251043333677
dc.identifier.latteshttp://lattes.cnpq.br/2920302134969819
ifes.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/9995004018308532pt_BR
ifes.course.undergraduateLicenciatura em Letras-Português
dc.contributor.memberGomes, Antônio Carlos
dc.contributor.memberCoelho, Glaucimere Pátero
dc.contributor.memberMachado, Marcos Roberto


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