dc.contributor.advisor | Prado, Jefferson | |
dc.contributor.author | Silva, Jaquelline | |
dc.date.accessioned | 2022-02-18T19:23:48Z | |
dc.date.available | 2022-02-18T19:23:48Z | |
dc.date.issued | 2019 | |
dc.identifier.citation | SILVA, Jaquelline Pereira da. A utilização da robótica educacional no ensino de ciências: uma sequência didática sobre água e lixo. 2019. 70 f. Trabalho de conclusão de curso (Pós-graduação em Ensino Interdisciplinar em Saúde e Meio Ambiente). Instituto Federal do Espírito Santo, Campus Vila Velha, Vila Velha, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1636 | |
dc.description.abstract | Ao longo dos anos, o ensino de Ciências esteve centrado na necessidade de fazer com que os alunos adquirissem o conhecimento científico, muitas vezes de forma distante e descontextualizada com suas experiências e cotidiano. A robótica educacional entra nesse contexto como uma ferramenta para proporcionar a criação de estruturas e mecanismos que possibilitem tornar práticos os conceitos teóricos, que continuariam no campo das ideias se fossem passados somente de forma expositiva. O presente trabalho consiste na elaboração e validação de uma sequência didática que buscou integrar a robótica educacional com os conteúdos trabalhados na disciplina de Ciências Naturais para alunos do 4° ano do Ensino Fundamental, abordando a temática da Água e Lixo. O tempo, a preparação e formação de professores, a dificuldade na aquisição de materiais, os conflitos originados nos trabalhos em grupo por parte dos alunos têm sido considerados os principais limitantes para o planejamento e execução de atividades como as propostas neste trabalho. No entanto, as mesmas tem-se mostrado uma ferramenta para tornar o ensino mais significativo para os educandos. | pt_BR |
dc.format.extent | 70 f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso - aberto | pt_BR |
dc.subject | ensino de ciências - robótica educacional - sequência didática - interdisciplinaridade | pt_BR |
dc.title | A UTILIZAÇÃO DA ROBÓTICA EDUCACIONAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE ÁGUA E LIXO | pt_BR |
dc.type | trabalho de conclusão de curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Amado, Manuella Villar | |
dc.publisher.local | Vila Velha | pt_BR |
ifes.author.lattes | http://lattes.cnpq.br/2536670344618502 | pt_BR |
dc.description.affiliationIfes | Campus Vila Velha | pt_BR |
ifes.course.underposgraduate | Ensino Interdisciplinar em Saúde e Meio Ambiente | |
dc.contributor.member | Silva, Cleberson | |
dc.contributor.member | Reis, Helaine | |
Redes Sociais