A UTILIZAÇÃO DA ROBÓTICA EDUCACIONAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE ÁGUA E LIXO

Silva, Jaquelline (2019)

trabalho de conclusão de curso

Ao longo dos anos, o ensino de Ciências esteve centrado na necessidade de fazer com que os alunos adquirissem o conhecimento científico, muitas vezes de forma distante e descontextualizada com suas experiências e cotidiano. A robótica educacional entra nesse contexto como uma ferramenta para proporcionar a criação de estruturas e mecanismos que possibilitem tornar práticos os conceitos teóricos, que continuariam no campo das ideias se fossem passados somente de forma expositiva. O presente trabalho consiste na elaboração e validação de uma sequência didática que buscou integrar a robótica educacional com os conteúdos trabalhados na disciplina de Ciências Naturais para alunos do 4° ano do Ensino Fundamental, abordando a temática da Água e Lixo. O tempo, a preparação e formação de professores, a dificuldade na aquisição de materiais, os conflitos originados nos trabalhos em grupo por parte dos alunos têm sido considerados os principais limitantes para o planejamento e execução de atividades como as propostas neste trabalho. No entanto, as mesmas tem-se mostrado uma ferramenta para tornar o ensino mais significativo para os educandos.


Collections: