dc.contributor.advisor | Chagas, Elcio do Nascimento | |
dc.contributor.author | Mussa, Munir de Sá | |
dc.date.accessioned | 2022-02-16T16:43:46Z | |
dc.date.available | 2022-02-16T16:43:46Z | |
dc.date.issued | 2021-12 | |
dc.identifier.citation | MUSSA, Munir de Sá. Software Cisco Packet Tracer como apoio ao ensino de redes de computadores. 2021. 43 f. Monografia (Especialização Lato Sensu em Práticas Pedagógicas) - Instituto Federal do Espírito Santo, Campus de Alegre, Alegre, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1627 | |
dc.description.abstract | Com a crescente utilização de diferentes tecnologias no cotidiano torna-se necessária a inclusão desse recurso no processo de ensino e aprendizagem. O ensino de redes de computadores possui conceitos que podem dificultar a compreensão dos estudantes quando não é possível visualizar a sua utilização em um ambiente real. Dessa forma a utilização de uma metodologia ativa de ensino por meio de softwares simuladores pode ser uma alternativa para apresentar esses conceitos de forma interativa e próxima da realidade sem necessitar de grandes investimentos em equipamentos tecnológicos relacionados a redes de computadores. Objetivou-se com este trabalho propor uma intervenção pedagógica que permita verificar se a utilização do software Packet Tracer pode apoiar e favorecer o aprendizado e a compreensão dos estudantes sobre conceitos de redes de computadores. Para isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica e uma posterior proposta de intervenção pedagógica com a utilização desse software em um curso de graduação, além da elaboração de um questionário a ser aplicado com os estudantes após essa intervenção. A partir do acompanhamento da intervenção pelo professor mediador e da análise dos resultados dos questionários espera-se verificar se o software Cisco Packet Tracer fornece apoio e favorece o processo de ensino e aprendizagem no curso de graduação estudado além de facilitar a absorção dos conhecimentos de redes de computadores pelos estudantes. | pt_BR |
dc.format.extent | 43 f | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Computação | pt_BR |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | prática pedagógica | pt_BR |
dc.subject | metodologias ativas | pt_BR |
dc.subject | simuladores | pt_BR |
dc.title | Software Cisco Packet Tracer como apoio ao ensino de redes de computadores | pt_BR |
dc.type | tcc | pt_BR |
dc.publisher.local | Alegre | pt_BR |
ifes.campus | Campus_de_Alegre | pt_BR |
dc.contributor.institution | Instituto Federal do Espírito Santo | pt_BR |
ifes.author.lattes | http://lattes.cnpq.br/8044230541580246 | pt_BR |
dc.description.affiliationIfes | Campus_de_Alegre | pt_BR |
ifes.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/5470740340228381 | pt_BR |
ifes.course.underposgraduate | Práticas Pedagógicas | |
dc.contributor.member | Silva, Carlos | |
dc.contributor.member | Zanetti Neto, Giovani | |
ifes.member.lattes | http://lattes.cnpq.br/0802323128828982 | pt_BR |
ifes.member.lattes | http://lattes.cnpq.br/2040429017342187 | pt_BR |
Redes Sociais