Show simple item record

UMA PROPOSTA DE ROTEIRO DE AULAS PARA O ENSINO MÉDIO: APLICAÇÃO DE UMA OFICINA DE SABÃO

dc.contributor.advisorDias, Mauro César
dc.contributor.authorLyrio, Pedro
dc.contributor.authorSillos, Pedro
dc.date.accessioned2022-02-16T16:43:35Z
dc.date.available2022-02-16T16:43:35Z
dc.date.issued2021
dc.identifier.citationLYRIO, Pedro ; SILLOS, Pedro. Uma Proposta de roteiro de aulas para o ensino médio : Aplicação de uma oficina de sabão. 2021. 68 f. Trabalho de conclusão de curso ( Ciências exatas e da terra ) - Instituto Federal do Espírito Santo, Campus Vila Velha, Vila Velha, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1626
dc.description.abstractO seguinte trabalho tem a finalidade de alertar alunos do ensino médio sobre os perigos que o descarte indevido do óleo residual de fritura (ORF) pode causar a sociedade e a natureza. Devido ao contexto de pandemia este trabalho não pode ser aplicado em nenhum ambiente escolar, porém como instrumento de pesquisa foi elaborado uma sequência de aulas que possuem como objetivo orientar os estudantes a respeito das boas práticas com o meio ambiente e também discorrer sobre conteúdo específicos que estão na base comum curricular de química e que podem ser abordados em meio a problemática do trabalho. Como metodologia de ensino foi sugerido utilizar os princípios dos três momentos pedagógicos onde seria apresentado uma problemática a respeito dos impactos do descarte indevido do ORF e em seguida um momento para relacionar o problema com conteúdo específicos de química e organização das ideias. Por fim, como forma de solucionar o problema do descarte indevido de ORF seria realizado uma oficina para a produção de sabão ecológico utilizando o próprio ORF da casa dos estudantes.pt_BR
dc.description.abstractThe following work is intended to alert high school students to the dangers that the improper disposal residual frying oil (RFO)can cause to society and nature. Due to the pandemic context, this work cannot be applied in any school environment, but as a research tool, a sequence of classes was developed that aim to guide students about good practices with the environment and also discuss specific content that is in the common curriculum of chemistry and that can be approached in the midst of the problematic of work. As a teaching methodology, it was suggested to use the principles of the three pedagogical moments where a problem would be presented regarding the impacts of improper disposal of the FRO and then a pedagogical moment to relate the problem with specific contents of chemistry and organization of ideas. Finally, as a form to solve the problem of improper disposal of FRO, a workshop would be held for the production of ecological soap using the FRO itself in the students' homes.pt_BR
dc.format.extent68 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectÓleo residual de fritura - Sabão ecológico - Ensino de químicapt_BR
dc.titleUMA PROPOSTA DE ROTEIRO DE AULAS PARA O ENSINO MÉDIO: APLICAÇÃO DE UMA OFICINA DE SABÃOpt_BR
dc.typetccpt_BR
dc.contributor.advisor-coKauark, Fabiana da Silva
dc.publisher.localVila Velhapt_BR
ifes.campusCampus_Vila_Velhapt_BR
ifes.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/3114105343647059pt_BR
ifes.advisorco.latteshttp://lattes.cnpq.br/1775960522512273pt_BR
ifes.course.undergraduateLicenciatura em química
dc.contributor.memberFeu, Karla Santos
ifes.member.latteshttp://lattes.cnpq.br/1138069644348816pt_BR
ifes.member.orcidhttps://orcid.org/ 0000-0003-2440-1813pt_BR
ifes.advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-1355-2950pt_BR
ifes.advisorco.orcidhttps://orcid.org/ 0000-0002-8807-931Xpt_BR


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record