Atividades Práticas Experimentais no Ensino de Ciências para Anos Iniciais

Melado, Kariele Coutinho ; Neto, Giovani Zanetti (2022)

livro

Este Guia Didático de Ciências é resultante de um estudo científico desenvolvido entre os anos de 2019 e 2021, durante a realização do curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (Educimat) do Instituto Federal do Espírito Santo. Está vinculado a uma pesquisa que visou estudar a Formação Continuada do pedagogo no que tange à preparação para a atuação no ensino de ciências, tendo por foco a importância do Ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Essa discussão emergiu da preocupação do nível de conhecimento sobre ciência e tecnologia dos professores e alunos, o qual se intensificou no mundo e principalmente no Brasil. A pesquisa teve por objetivo investigar de que forma as práticas pedagógicas vivenciadas por esses sujeitos em Formação Continuada podem contribuir para a reflexão sobre o conceito de ciência e do próprio Ensino de Ciências da Natureza.O curso intitulado: “Dimensões Transdisciplinares para o Ensino de Ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: uma abordagem pela Alfabetização Científica” (DTEC), com carga horária de 60 horas, foi ofertado de forma online, contou com ações síncronas e assíncronas, contemplando leituras, fórum de discussão, questionários, diários de bordo, apresentação de práticas experimentais e ocorreu a partir da articulação entre o Educimat, Cefor e profissionais de pedagogia explorando o conceito de Alfabetização Científica para o Ensino de Ciências. A abordagem teórica que fundamentou o curso foi a Alfabetização Científica interpretada por Sasseron, Carvalho e Chassot envolvendo o conjunto de conhecimentos e capacidades que os educandos têm de ler, de compreender e de expressar opiniões sobre os contextos que envolvem a ciência e o entendimento das informações. O Guia está organizado pensando na junção entre teoria e prática, descrevendo etapa por etapa com exemplos e dicas, por meio de uma comunicação simplificada. Nosso objetivo aqui é aliar os conteúdos previstos no currículo dos anos iniciais em ensino de ciências e fomentando a execução de atividades práticas experimentais em sua sala de aula.


Collections: