Show simple item record

Pesquisas em Educação Profissional e Tecnológica: diálogos com as teorias do ensino e da aprendizagem

dc.contributor.authorPires, Poliana Daré Zampirolli
dc.contributor.authorSantos, Pollyana dos
dc.contributor.authorOliveira, Márcia Gonçalves de
dc.date.accessioned2022-02-15T18:08:05Z
dc.date.available2022-02-15T18:08:05Z
dc.date.issued2022
dc.identifier.citationPIRES, Poliana Daré Zampirolli; SANTOS, Pollyana dos; OLIVEIRA, Márcia Gonçalves de. Pesquisas em Educação Profissional e Tecnológica: diálogos com as teorias do ensino e da aprendizagem. Vitória: Edifes Acadêmico, 2022. ISBN 978-85-8263-521-6.pt_BR
dc.identifier.isbn978-85-8263-521-6
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1623
dc.description.abstractEste livro apresenta uma coletânea de artigos produzidos por estudantes do Mestrado Profissionalem Educação Profissional e Tecnológica do Ifes- Campus Vitória, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica em rede nacional (ProfEPT). Os trabalhos foram desenvolvidos ao longo da disciplina Teorias e Práticas de Ensino e Aprendizagem e contou com a colaboração dos professores orientadores dos mestrandos. O Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (EPT) tem como objetivo principal proporcionar formação em EPT, visando tanto a produção de conhecimento como o de senvolvimento de produtos, por meio da realização de pesquisas da área de ensino. Considerando que para a formação de um pesquisador o caminho também se faz ao andar, a proposta feita aos autores dos artigos visou aproximar as teorias do ensino e da aprendizagem estudadas na disciplina das temáticas de pesquisa e/ou dos produtos educacionais a serem desenvolvidos por eles ao longo do mestrado profissional. O exercício reflexivo teve, portanto, a intenção de explorar como os estudos sobre os teóricos ou as teorias contribuiriam para a problematização de temas desafiadores ao campo da educação profissional e tecnológica seja no que tange aos processos formativos desenvolvidos em espaços formais ou não formais, seja na gestão organizacional de processos educativos na educação profissional e tecnológica. Assim como o caminho são as pegadas do caminhante, as escolhas realizadas pelos autores dos artigos permitiram identificar os eixos temáticos que compõem este livro, a saber: A formação humana integral e as perspectivas contra hegemônicas na educação profissional e tecnológica; O estudante como centro do processo de ensino e aprendizagem na educação profissional e tecnológica; A educação profissional e tecnológica na interface com outras modalidades de educação e ensino. Convidamos os leitores a se aproximarem das reflexões propostas nos textos compilados neste livro e a caminharem os caminhos trilhados pelos seus autores na inserção do campo da pesquisa na educação profissional e tecnológica em busca de desenvolver estratégias que venham a contribuir para a melhoria do ensino.pt_BR
dc.format.extent170 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherEdifes Acadêmicopt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectEnsino profissional – Pesquisa – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEnsino profissional – Formaçãopt_BR
dc.subjectEnsino técnicopt_BR
dc.subjectAprendizagem – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducação não-formalpt_BR
dc.subjectProfessores de ensino técnico – Formaçãopt_BR
dc.titlePesquisas em Educação Profissional e Tecnológica: diálogos com as teorias do ensino e da aprendizagempt_BR
dc.typelivropt_BR
dc.publisher.local, Vitóriapt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record