dc.contributor.author | Pires, Poliana Daré Zampirolli | |
dc.contributor.author | Santos, Pollyana dos | |
dc.contributor.author | Oliveira, Márcia Gonçalves de | |
dc.date.accessioned | 2022-02-15T18:08:05Z | |
dc.date.available | 2022-02-15T18:08:05Z | |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.identifier.citation | PIRES, Poliana Daré Zampirolli; SANTOS, Pollyana dos; OLIVEIRA, Márcia Gonçalves de. Pesquisas em Educação Profissional e Tecnológica: diálogos com as teorias do ensino e da aprendizagem. Vitória: Edifes Acadêmico, 2022. ISBN 978-85-8263-521-6. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-85-8263-521-6 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1623 | |
dc.description.abstract | Este livro apresenta uma coletânea de artigos produzidos por estudantes do Mestrado Profissionalem Educação Profissional e Tecnológica do Ifes- Campus Vitória, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica em rede nacional (ProfEPT). Os trabalhos foram desenvolvidos ao longo da disciplina Teorias e Práticas de Ensino e Aprendizagem e contou com a colaboração dos professores orientadores dos mestrandos. O Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (EPT) tem como objetivo principal proporcionar formação em EPT, visando tanto a produção de conhecimento como o de senvolvimento de produtos, por meio da realização de pesquisas da área de ensino. Considerando que para a formação de um pesquisador o caminho também se faz ao andar, a proposta feita aos autores dos artigos visou aproximar as teorias do ensino e da aprendizagem estudadas na disciplina das temáticas de pesquisa e/ou dos produtos educacionais a serem desenvolvidos por eles ao longo do mestrado profissional. O exercício reflexivo teve, portanto, a intenção de explorar como os estudos sobre os teóricos ou as teorias contribuiriam para a problematização de temas desafiadores ao campo da educação profissional e tecnológica seja no que tange aos processos formativos desenvolvidos em espaços formais ou não formais, seja na gestão organizacional de processos educativos na educação profissional e tecnológica. Assim como o caminho são as pegadas do caminhante, as escolhas realizadas pelos autores dos artigos permitiram identificar os eixos temáticos que compõem este livro, a saber: A formação humana integral e as perspectivas contra hegemônicas na educação profissional e tecnológica; O estudante como centro do processo de ensino e aprendizagem na educação profissional e tecnológica; A educação profissional e tecnológica na interface com outras modalidades de educação e ensino. Convidamos os leitores a se aproximarem das reflexões propostas nos textos compilados neste livro e a caminharem os caminhos trilhados pelos seus autores na inserção do campo da pesquisa na educação profissional e tecnológica em busca de desenvolver estratégias que venham a contribuir para a melhoria do ensino. | pt_BR |
dc.format.extent | 170 p. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Edifes Acadêmico | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino profissional – Pesquisa – Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Ensino profissional – Formação | pt_BR |
dc.subject | Ensino técnico | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem – Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Educação não-formal | pt_BR |
dc.subject | Professores de ensino técnico – Formação | pt_BR |
dc.title | Pesquisas em Educação Profissional e Tecnológica: diálogos com as teorias do ensino e da aprendizagem | pt_BR |
dc.type | livro | pt_BR |
dc.publisher.local | , Vitória | pt_BR |
Redes Sociais