Pesquisas em Educação Profissional e Tecnológica: diálogos com as teorias do ensino e da aprendizagem
livro
Este livro apresenta uma coletânea de artigos produzidos por estudantes do Mestrado Profissionalem Educação Profissional e Tecnológica do Ifes- Campus Vitória, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica em rede nacional (ProfEPT). Os trabalhos foram desenvolvidos ao longo da disciplina Teorias e Práticas de Ensino e Aprendizagem e contou com a colaboração dos professores orientadores dos mestrandos. O Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (EPT) tem como objetivo principal proporcionar formação em EPT, visando tanto a produção de conhecimento como o de senvolvimento de produtos, por meio da realização de pesquisas da área de ensino. Considerando que para a formação de um pesquisador o caminho também se faz ao andar, a proposta feita aos autores dos artigos visou aproximar as teorias do ensino e da aprendizagem estudadas na disciplina das temáticas de pesquisa e/ou dos produtos educacionais a serem desenvolvidos por eles ao longo do mestrado profissional. O exercício reflexivo teve, portanto, a intenção de explorar como os estudos sobre os teóricos ou as teorias contribuiriam para a problematização de temas desafiadores ao campo da educação profissional e tecnológica seja no que tange aos processos formativos desenvolvidos em espaços formais ou não formais, seja na gestão organizacional de processos educativos na educação profissional e tecnológica. Assim como o caminho são as pegadas do caminhante, as escolhas realizadas pelos autores dos artigos permitiram identificar os eixos temáticos que compõem este livro, a saber: A formação humana integral e as perspectivas contra hegemônicas na educação profissional e tecnológica; O estudante como centro do processo de ensino e aprendizagem na educação profissional e tecnológica; A educação profissional e tecnológica na interface com outras modalidades de educação e ensino. Convidamos os leitores a se aproximarem das reflexões propostas nos textos compilados neste livro e a caminharem os caminhos trilhados pelos seus autores na inserção do campo da pesquisa na educação profissional e tecnológica em busca de desenvolver estratégias que venham a contribuir para a melhoria do ensino.
Redes Sociais