Análise pedagógica do cineclube escolar para debater ciência-tecnologia-sociedade-ambiente com enfoque da pedagogia histórica-crítica

Amorim, Nádia Ribeiro (2013)

Dissertação de mestrado

RESUMO: O objetivo dessa pesquisa foi analisar o projeto de extensão escolar chamado Cineclube na Escola, que foi realizado em uma Escola Pública Estadual do Espírito Santo, buscando a promoção de debates e reflexões sobre as questões relativas à ciência, tecnologia, sociedade e ambiente. Essa análise foi realizada à luz da filosofia do movimento de Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente, tendo aspectos pedagógicos relacionados à Pedagogia de Projeto de Trabalho e Pedagogia Histórico-Crítica. O projeto envolveu cinco alunos do ensino médio na condição de Iniciação Científica Júnior, uma aluna de graduação na função de monitora e as coordenadoras do cineclube. Essa pesquisa teve quatro olhares: a) a implantação de um Cineclube na escola pública como projeto escolar complementar ao ensino regular de Ciências; b) aspectos pedagógicos do Cineclube Escolar articulados ao movimento CTSA; c) a construção do conhecimento científico na perspectiva do enfoque CTSA. Este estudo teve como principais referenciais teóricos as obras dos seguintes autores: Áttico Chassot, Glen Aikenhead, António Cachapuz, Demerval Saviani, João Luiz Gasparini, Rosálida Duarte, Fernando Hernández e Montserrat Ventura. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, teórico- empírica, descritiva, realizada na perspectiva de um Estudo de Caso, apoiado em observações anotadas pela pesquisadora, entrevistas e questionários aplicados aos sujeitos da pesquisa, além de leituras realizadas em artigos e livros da área de Ensino de Ciências ao longo da pesquisa. A tabulação dos dados coletados nos indicou que o desenvolvimento do projeto do Cineclube escolar oportunizou aos alunos a possibilidade de seguir caminhos que visem ao desenvolvimento de sua leitura crítica do mundo, e consequentemente, a sua alfabetização científica. A partir dessa pesquisa foi possível construir um importante documento como produto final. Esse documento é um Guia Didático Eletrônico que ficará disponível no site EDUCIMAT, para professores e pesquisadores de Ciências interessados em um método diferenciado para trabalhar o Ensino de Ciências contextualizado com seus alunos.

ABSTRACT: The aim of this study was to analyze the extension project school called the School Film Club, which was held in a State Public S chool of Espírito Santo , seeking to promote discussion and reflection on issues relating to science, technology, society and environment. This analysis was made in light of the movement's philosophy of Science, Technology, Society and Environment, and pedagogi cal aspects related to Project Work Pedagogy and Historical - Critical Pedagogy. The project involved five h igh school students on condition of Junior Sc ientific Initiation , a graduate student in the role of monitoring and the coordinators of the film club. This research had four looks: a) the establishment of the School Film club at a public school as complementary project to the regular education of Scie nces b) pedagogical as pects of the School Film Society articulated to the movement CTSA c) the construction of scientific knowledge fro m the perspective of focus CTSA . This study had as main theoretical references the following authors: Attico Chassot, Gle n Aikenhead, António Cachapuz, Demerval Saviani, João Luiz Gasparini, Rosálida Duarte, Fernando Hernandez and Montserrat Ventura. T his is a qualitative , theoretical and empirical , descriptive research , from the perspective of a Case Study, supported by obs ervations noted by the researcher, interviews and questionnaires administere d to the research subjects, beyond reading of articles and books about Teaching Science Area throughout the research. The tabulation of the data collected indicated that the develo pment of the project School Film Club provide an opportunity to the students to follow paths that aim to develop their critical reading of the world, and consequently their scientific literacy. From this research it was possible to build an important docum ent as final product. This document is a guide that will be available Didactic Electronic EDUCIMAT site for science teachers and researchers interested in a different method to work the Teaching of Science in context with their students.


Colecciones: