Educação ambiental e guarda responsável de animais de companhia : uma prática pedagógica em uma escola de ensino fundamental

Correia, Diana Paula Diogo (2018-09-14)

dissertacao_mestrado

O abandono de animais é comum em todo o mundo, tornando-se um problema de saúde pública e causando desequilíbrio ambiental. A abordagem desse tema deve ser multidisciplinar e promovida no ambiente formal de ensino. Diante disso, que estratégia de Educação ambiental pode ser utilizada pelos professores do ensino fundamental para promover nos alunos a compreensão dos malefícios causados pelo abandono de animais domésticos e pelo descontrole populacional de cães e gatos à saúde pública e ao equilíbrio ambiental na comunidade em que estão inseridos? Espera-se que os alunos sejam agentes multiplicadores acerca de temas relacionados à Educação ambiental no núcleo familiar e social deles. Este projeto visa a avaliar a percepção dos alunos acerca dos temas: bem-estar animal, posse responsável de animais de companhia e transmissão de zoonoses. Será uma pesquisa de campo a ser realizada em uma turma do 6º ano do ensino fundamental de uma escola pública municipal de Alegre-ES. Terá como principal referencial teórico a teoria histórico-cultural de Vygotsky.


Collections: