USO DO POLO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DA MATA ATLÂNTICA (PEAMA) DO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (IFES) - CAMPUS DE ALEGRE COMO ESPAÇO NÃO FORMAL POR PROFESSORES DE BIOLOGIA

Moulin, Tatiane (2020-11)

dissertacao_mestrado

O Polo de Educação Ambiental da Mata Atlântica (PEAMA) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) - Campus de Alegre foi instituído em 1992, com a finalidade de desenvolver, apoiar e sistematizar ações de educação formal e não formal. O uso de espaços não formais como estratégia de ensino é indicado como forma de diversificação da prática escolar e meio para promover a aprendizagem nesses ambientes, aliados à educação formal. Nesse sentido, este trabalho visou investigar o uso atual e potencial do PEAMA, localizado no Ifes - Campus de Alegre como espaço não formal de educação, e ambiente complementar para o ensino de Biologia. Os dados foram obtidos por meio de observações diretas, análises documentais e entrevistas. Foram entrevistados dezessete professores que ministram disciplinas voltadas ao conteúdo de Biologia, os quais responderam questionários mistos, compostos por questões fechadas e abertas. Para análise das questões fechadas foi realizada a tabulação de dados e gerados gráficos, com auxílio do programa Microsoft Excel. A análise das questões abertas foi realizada por meio do procedimento denominado “análise categorial”. A análise das informações obtidas permitiu obter a percepção dos entrevistados sobre o uso dos espaços não formais de educação para o ensino de Biologia indicando que os professores reconhecem o PEAMA do Ifes - Campus de Alegre como ambiente complementar ao ensino da área de Biologia, por facilitar a compreensão e a aprendizagem de diferentes conteúdos.


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