A inserção das ferramentas tecnológicas e seus efeitos educacionais nas aulas de língua portuguesa nas escolas públicas do município de Conceição da Barra /ES
trabalho de conclusão de curso
RESUMO: Devido à expansão do coronavírus5 ,as instituições de ensino e os docentes foram forçados a adotar práticas de ensino remoto emergencial6muito diferentes das atividades presenciais de ensino-aprendizagem.Diante desse contexto,a presente pesquisa teve por objetivo analisar as condições de uso de ferramentas tecnológicas (aplicativos, computador, tablet, internet, celular e plataformas) nas aulas de língua portuguesa, turmas do ensino fundamental II, em três escolas públicas situadas na cidade de Conceição da Barra-ES. O problema que buscamos elucidar é: quais os efeitos educacionais da utilização de ferramentas tecnológicas nas aulas de língua portuguesa, do ensino fundamental II (6º ao 9º ano)? Por meio de uma pesquisa exploratória, que lançou mão de procedimentos bibliográfico (revisão de literatura sobre a temática) e de campo (aplicação de questionários semiestruturados direcionados a professores e alunos) foi possível identificar possibilidades e desafios da inserção da tecnologia na sala de aula. Dentre os desafios está a dificuldade de concentração por parte dos alunos e a falta de apoio técnico e pedagógico aos professores durante o ensino remoto emergencial.
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