O uso das tecnologias digitais no ensino : uma pesquisa sobre o ensino remoto

Batista, Taise Maria de Souza Nascimento (2021)

trabalho de conclusão de curso

RESUMO: Esse texto apresenta-se, primeiramente, como resultado de nossa preocupação com o ensino, sobretudo nestes tempos em que os recursos digitais estão à frente das condições de trabalho nas instituições escolares, sobretudo do ensino público. Resulta também de preocupações do momento em que estamos vivenciando nesses tempos de pandemia, em que o modo de ensinar e de aprender teve de ser adaptados para atendimento às demandas impostas pelo surto. Com o surgimento da pandemia do novo Corona-vírus, os desafios de ensinar tiveram um crescimento exponencial, que conduziu os professores a se adaptarem a uma nova maneira de trabalho e a olhar para aplicação das tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem em um formato diferente. Nesse contexto, este trabalho busca levantar percepções dos professores sobre a educação a distância e o uso de tecnologias digitais no ensino. Para isso, realizou-se um estudo de abordagem qualitativa que utiliza o questionário online como ferramenta de coleta de dados. Com base na opinião dos professores, os resultados mostraram que trabalhar remotamente com tecnologias digitais foi desafiador, mas também frutífero. Ademais, um número significativo de docentes admitiu que já foram muito resistentes em relação a utilização de tais tecnologias, mas agora entenderam a necessidade de aprendê-las por compreender como um recurso significativo nesse processo.

ABSTRACT: This text is presented, firstly, as a result of our concern with teaching, especially in these times when digital resources are ahead of working conditions in school institutions, especially in public education. It also results from the concerns of the moment we are experiencing these times of pandemic, in which the way of teaching and learning had to be adapted to meet the demands imposed by the outbreak. With the emergence of the new coronavirus pandemic, the challenges had an exponential growth, which led teachers to adapt to a new way of working and to look at the application of digital technologies in the teaching-learning process in a different format. In this context, this work seeks to\ raise teachers' perceptions about distance education and the use of digital technologies in teaching. For this, a study with a qualitative approach that uses the online questionnaire as a data collection tool was carried out. Based on the teachers' opinions, the results showed that working remotely with digital technologies was challenging, but also fruitful. Furthermore, a significant number of professors admitted that they were once very resistant to the use of such technologies, but now they understand the need to learn them as they are a significant resource in this process.