dc.contributor.advisor | Cândido, Reginaldo Aparecido | |
dc.contributor.author | Silva, Aleidma Conceição Avelar | |
dc.contributor.author | Silva, Claudines Liandro de Souza da | |
dc.date.accessioned | 2022-02-14T12:08:27Z | |
dc.date.available | 2022-02-14T12:08:27Z | |
dc.date.issued | 2021 | |
dc.identifier.citation | SILVA, Aleidima Conceição Avelar; SILVA, Claudines Liandro de Souza da; CÂNDIDO, Reginaldo Aparecido. O gênero notícia na escola: uma abordagem didática. 2021. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso Superior de Licenciatura em Letras-Português, Instituto Federal do Espírito Santo, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1613 | |
dc.description.abstract | RESUMO: O presente trabalho é uma proposta de investigação e intervenção por meio do projeto de atividades pedagógicas ordenadas em Sequência Didática sobre o gênero notícia. O objetivo de trabalhar esse gênero é despertar nos alunos o senso crítico mediante os fatos do cotidiano, pois de acordo com o seu conhecimento de mundo ele pode inferir a veracidade dos fatos e ainda se posicionar, positivamente ou negativamente, perante o que é comunicado. Também essa pesquisa evidencia como é fundamental ressaltar a importância da leitura, da interpretação de texto e da variedade do vocabulário de cada pessoa para uma boa produção textual. Para se atingir o objetivo, há a proposta de uma atividade que trará uma compreensão adequada do conteúdo noticiado, bem como uma abordagem gramatical e de construção de sentido nas orações, por meio das utilizações das conjunções e dos termos conectivos de acordo com a intenção comunicacional do autor, visando transmitir com clareza a informação desejada. A Pesquisa Bibliográfica e a fundamentação teórica em relação aos gêneros estão alicerçadas nas teorias de Marcuschi (2005); Bakhtin (2014); Dolz e Schneuwly (2010). Na parte didática, há um embasamento nos PCNs e na BNCC. | pt_BR |
dc.description.abstract | ABSTRACT: The present work is a proposal of investigation and intervention through the project of pedagogical activities ordered in Didactic Sequence on the news genre. The objective of working in this genre is to awaken in students a critical sense through everyday facts, because according to their knowledge of the world they can infer the veracity of facts and still take a positive or negative stance on what is communicated. This research also shows how essential it is to emphasize the importance of reading, text interpretation and the variety of each person's vocabulary for a good textual production. To achieve the goal, there is the proposal of an activity that will bring an adequate understanding of the news content, as well as a grammatical approach and construction of meaning in sentences, through the use of conjunctions and connective terms in accordance with the communicational intention author, aiming to clearly transmit the desired information. The theoretical foundation in relation to genres is based on the theories of Marcuschi (2005); Bakhtin(2014); Dolz and Schneuwly (2010). In the didactic part, there is a foundation in the PCNs and in the BNCC. | pt_BR |
dc.format.extent | 15 f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Gênero textual | pt_BR |
dc.subject | Notícia | pt_BR |
dc.subject | Sequência didática | pt_BR |
dc.title | O gênero notícia na escola : uma abordagem didática | pt_BR |
dc.type | trabalho de conclusão de curso | pt_BR |
dc.publisher.local | Vitória | pt_BR |
ifes.campus | Campus_Vitoria | pt_BR |
ifes.course.undergraduate | Licenciatura em Letras-Português | |
dc.contributor.member | Cândido, Reginaldo Aparecido | |
dc.contributor.member | Na Dua, Amara | |
dc.contributor.member | Souza, Pablo Olinto de Oliveira | |
Redes Sociais