Concepções acerca da interdisciplinaridade : revisão bibliográfica (2010 a 2020) e análise dos projetos pedagógicos dos cursos Bacharelado em Administração do Ifes

Moreira, Rosilaine Martins Ventorim (2021)

tcc

RESUMO: Este trabalho tem como foco as concepções acerca da interdisciplinaridade, apresentando e discutindo diferentes abordagens teóricas destacando suas implicações para a prática da administração interdisciplinar. São analisados os Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) de Instituições de Ensino Superior (IES), explorando sobre a interdisciplinaridade em cada um dos Campi, apresentando uma análise da administração sob o olhar de uma educação interdisciplinar que é compreendida como ação que movimenta os saberes no ensino superior. Tal assertiva embasa o presente trabalho, considerando a importância do processo de formação dos alunos na perspectiva de proporcionar por meio de ações interdisciplinares, o olhar para si e sua volta, na construção de conhecimentos interdisciplinares que se configuram como aspectos formativos indispensáveis tanto ao educando, como para o educador. Trata-se, portanto, de uma pesquisa de revisão bibliográfica e documental, com abordagem metodológica exploratória, descritiva e interpretativa, por meio de análises realizadas de livros e artigos relacionados ao tema, tendo como base de dados plataformas acadêmicas, sendo selecionado duas plataformas para a revisão bibliográfica: Scielo e a Revista de administração: Ensino e Pesquisa (Raep). Os descritores para tais pesquisas foram: Interdisciplinaridade, Administração. Por fim, concluiu-se que o Instituto Federal do Espírito Santo, apresenta ações interdisciplinares em bacharelado em administração, práticas essas, que capacitam diferencialmente os seus futuros profissionais, onde a interdisciplinaridade é um movimento de articulação entre o ensino e a aprendizagem, mas no contexto educacional das escolas de administração, as publicações são raras, formando uma lacuna de conhecimento.


Collections: