Aplicação da strategic choice approach na melhoria dos indicadores de permanência e êxito numa instituição federal

Armeloni, João Paulo Nascimento (2021)

tcc

RESUMO: Este trabalho tem o objetivo de propor um modelo de apoio à tomada de decisão para a melhoria dos indicadores de permanência e êxito dos estudantes do curso de Engenharia de Produção do Ifes, através da aplicação do método de estruturação de problemas, Strategic Choice Approach. Quanto ao enquadramento metodológico, este trabalho é classificado como estudo de caso. A partir disso, foram aplicadas as quatro etapas que constituem o método, denominadas modos de trabalhos ou modos de tomada de decisão. Estes modos são modelagem, design, comparação e escolha, que resultaram na escolha das melhores decisões. Nessas decisões estão contidas ações de fomento a iniciação científica a partir do segundo período do curso, fomento à monitoria de disciplinas com maiores índices de retenção, atribuição aos professores de duas horas carga horária de orientação por semana e por estudante, além de manter o horário de períodos vigente. Diante do contexto desse trabalho, com foco em estudantes das matrizes 2010 e 2017, recomenda-se a continuação do processo decisório, em que se deve considerar novos fatores referentes às Diretrizes Curriculares Nacionais de 2019, como a ênfase na aplicação de metodologias ativas de aprendizagem.

ABSTRACT: This work aims to propose a model to support decision-making to improve indicators of retention and success of students from the Ifes Production Engineering course, through the application of the problem structuring method, Strategic Choice Approach. About the methodological framework, this study is classified as case study. From that, the four steps that constitute the method were applied, called work modes or decision-making modes. These modes are shaping, designing, comparing and choosing that resulted in the choice of the best decisions. These decisions contain actions such as promotion to undergraduate research from the second semester of the course, promotion to the monitoring of disciplines with higher retention rates, attribution to teachers of two hours of orientation working hours per week and per student, in addition to maintaining the schedule current. In light of the context of this work, focusing on students from curriculum frameworks 2010 and 2017, it is recommended to continue the decision-making process, in which new factors relating to the 2019 National Curriculum Guidelines should be considered, as the emphasis on the application of active learning methodologies.


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