A leitura no ensino fundamental II : desafios para professores/as de língua portuguesa

Chaves, Helena Maria Dutra Pontes ; Ribeiro, Jordana Aparecida (2021)

trabalho de conclusão de curso

RESUMO: Este artigo versa sobre os procedimentos com a leitura no ensino fundamental II. Trata-se do resultado de um estudo bibliográfico, cujo objetivo foi realizar uma investigação sobre o modo como vem sendo abordada a leitura literária na escola, em especial nas séries finais do ensino fundamental II. Para tanto, pautou-se na metodologia de cunho qualitativo, promovendo uma pesquisa na Escola Municipal Coronel Antônio Honório, contendo dez questões, cinco de múltipla escolha, duas de caixa de texto, e três discursivas, respondidas por dez professores a fim de entender como o trabalho com a literatura é fomentado e quais dificuldades encontradas no processo de apresentação da leitura/literatura. Também se pontuou o estudo em teóricos, que expressam acerca da temática supracitada como: Antunes (2010); Bakhtin (2016); Faraco (2003); Geraldi (2011) entre outros, que assinalavam a importância do educador se envolver no processo de desenvolvimento da leitura com os alunos e ainda traçar estratégias que motivem a participação nas aulas direcionadas à leitura. Conclui-se que o trabalho dos docentes de língua portuguesa deve ser transformador e repleto de estratégias que coadunam na promoção de alunos leitores.