dc.contributor.advisor | Campos, Carlos Roberto Pires | |
dc.contributor.author | Muline, Leonardo Salvalaio | |
dc.date.accessioned | 2017-08-23T17:19:56Z | |
dc.date.available | 2017-08-23T17:19:56Z | |
dc.date.issued | 2013 | |
dc.identifier.citation | MULINE, Leonardo Salvalaio. A prática pedagógica em educação ambiental de professores das séries iniciais de uma escola do município da Serra-ES: um estudo de caso. 2013. 93 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2013. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/xmlui/handle/123456789/159 | |
dc.description.abstract | RESUMO: O caráter de transversalidade da Educação Ambiental na prática educacional
favorece uma ação reflexiva e crítica acerca da realidade, possibilitando uma
conscientização no âmbito das variadas situações que a temática possibilita, tais
como os conceitos de responsabilidade, solidariedade e desenvolvimento
sustentável. De uma perspectiva inter ou transdisciplinar a Educação Ambiental
busca, sobretudo, o fortalecimento de ações cidadãs, na medida em que lança
uma nova luz sobre temas que se articulam ao cotidiano dos próprios alunos, de
acordo com suas realidades. A pesquisa possui o propósito de investigar as
práticas pedagógicas de professores das séries iniciais do ensino fundamental
relacionadas à Educação Ambiental de uma escola do município da Serra, ES.
Busca analisar como os educadores do ensino fundamental das séries iniciais de
uma escola municipal da Serra (ES) inserem a Educação Ambiental em seu
cotidiano, para tanto, almeja compreender o significado dos conceitos da
Educação Ambiental e de meio ambiente para os alunos e como eles incorporam,
em suas atividades diárias, os temas trabalhados pela escola. Para compreender
como ocorrem estas práticas, foram aplicadas entrevistas semiestruturadas com
os docentes. Além disso, para estimular a inserção dessas temáticas de forma
crítica no ambiente escolar, uma sequência didática envolvendo a problemática
em questão foi desenvolvida com uma turma de 4ª série. Percebemos que a
Educação Ambiental ainda carece de muitos trabalhos para ser realmente
ofertada de maneira crítica e que leve o educando a perceber que faz parte do
meio ambiente. Elaboramos um material de apoio com sugestões de práticas
pedagógicas em Educação Ambiental para servir como guia de orientação e
consulta para os professores desse município. Como resultado da pesquisa foi
construído um Guia Didático de Ciências intitulado “Práticas Pedagógicas em
Educação Ambiental” tendo o objetivo de incentivar os educadores a trabalharem
os temas de Educação Ambiental de forma crítica. | pt_BR |
dc.description.abstract | ABSTRACT: The transversality
feature of Environmental Education in educational practice
enables them to develop a critical
-
reflective behavior about reality, opening the
possibility of creating an
awareness
about the various situations that surround the
theme, such as the concepts of
responsibility, solidarity and sustainable
development. From the perspective or inter or trans disciplinarity Environmental
Education seeks primarily to the empowerment of citizen actions, as it sheds new
light on topics that articulate the daily lives of
the students, according to their
realities. The research aims at investigating the pedagogical practices of teachers
in the early grades of elementary school, related environmental education, in a
school in the municipality of Serra, ES. It searches to an
alyze how educators insert
environmental education into their daily lives, therefore, aims to understand the
concepts of environmental education and what is the social representation of
environment for students and how they incorporate it in their daily a
ctivities. To
understand how these practices occur, semi
-
structured interviews were held with
teachers. In addition, to encourage the inclusion of these issues critically in the
school environment, teaching a didatic sequence involving the problematic in
q
uestion was developed with a group of 4th grade. In a preliminary analysis, we
realize that the Environmental Education still needs a lot of work to be actually
provided a critical and leading the student to realize themselves as that part of the
environme
nt. We intend, in the end, develop a support material with suggestions for
pedagogical practices in Environmental Education to serve as guidance and
consultation to teachers of that municipality.
As a result of the research we built a
Guide Didactic of Sci
ences entitled "Pedagogical Practices in Environmental
Education" with the aim of encouraging educators to work the themes of
environmental education critically. | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | |
dc.subject | Educação ambiental - Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Ensino - Metodologia | pt_BR |
dc.subject | Ciências - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | A prática pedagógica em educação ambiental de professores das séries iniciais de uma escola do município da Serra-ES : um estudo crítico-reflexivo | pt_BR |
dc.type | Dissertação de mestrado | pt_BR |
ifes.campus | Campus Vitória | |
ifes.underposgraduate | Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática | |
dc.identifier.capes | 30004012002P7 | |
ifes.knowledgeArea | Ensino de ciências e matemática | |
Redes Sociais