Auto da Barca do Inferno x Auto da Compadecida: um estudo comparativo dos elementos literários e sociais que aproximam as peças de Gil Vicente e Ariano Suassuna
trabalho de conclusão de curso
RESUMO: Este artigo é fruto de uma pesquisa bibliográfica que estrutura a análise comparativa entre o Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente, e o Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna, obras que integram o cânone da literatura luso-brasileira. Nesta pesquisa qualitativa baseada nas peças, estudos, dissertações e teses, foi possível verificar que a despeito da distância geográfica e temporal existente na produção do Auto da Barca do Inferno e do Auto da Compadecida existem elementos literários e sociais que permitem a aproximação entre as duas obras, o que justifica a leitura e discussão desses clássicos em sala de aula. Com vistas a observar a prática educativa, o artigo traz uma proposta de sequência didática que visa despertar o interesse dos estudantes do Ensino Médio pelos clássicos da Língua Portuguesa a partir do conhecimento dessas obras.
ABSTRACT: This article is the result of a bibliographical research that structures the comparative analysis between the Auto da Barca do Inferno, by Gil Vicente, and the Auto da Compadecida, by Ariano Suassuna, works that integrate the canon of Portuguese-Brazilian literature. In this qualitative research based on the plays, studies, dissertations and theses, it was possible to verify that, despite the geographical and temporal distance existing in the production of the Auto da Barca do Inferno and the Auto da Compadecida, there are literary and social elements that allow the approximation between the two works, which justifies the reading and discussion of these classics in the classroom. With a view to observing the educational practice, the article presents a proposal for a didactic sequence that aims to awaken the interest of high school students in Portuguese Language classics based on their knowledge of these works.
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