dc.contributor.advisor | Santos Júnior, Wilson Camerino dos | |
dc.contributor.author | Gabriel, João Pedro de Santana | |
dc.date.accessioned | 2022-02-09T00:38:11Z | |
dc.date.available | 2022-02-09T00:38:11Z | |
dc.date.issued | 2021 | |
dc.identifier.citation | Gabriel, J. P. S. Práticas Multirreferenciais de Ensino de Química: Cultura Afro-brasileira e as ervas da Umbanda. 2021. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso - Instituto Federal do Espírito Santo, Vila Velha, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1594 | |
dc.description.abstract | Esta monografia discute práticas multirreferenciais de ensino de química, que
valorizem as relações étnico-raciais a partir da utilização das ervas da umbanda.
Para tanto, serão usados como suporte teórico a Educação em Direitos
Humanos, o cognitivismo, a multirreferencialidade e reflexões a respeito da
diáspora africana no Brasil e seus impactos. A epistemologia multirreferencial é
um conceito datado desde antes dos anos 2000 e vem sendo explorado por
poucos autores, se trata de uma teoria do conhecimento que procura ir além da
disciplinarização encontrada nos limites da interdisciplinaridade e da
transdisciplinaridade. Seguindo a mesma linha de pensamento, a educação
antirracista é um tema que tem ganhado forças nos últimos anos, e vem se
expandindo dentro do cenário educacional. Assim como o próprio nome sugere,
é uma forma da educação que visa o combate ao racismo, principalmente aquele
denominado como estrutural. A metodologia utilizada para desenvolvimento
deste trabalho parte da pesquisa exploratória e qualitativa e tem sua base
firmada em pesquisas bibliográficas, entrevista e pesquisa de campo. Os
resultados apontam que há um diálogo entre o cientificismo e os saberes
ancestrais que pode ser utilizado em sala de aula. Ainda, as reflexões dessa
monografia originaram uma proposta multirreferencial de caráter didático. Dito
isso, uma vez que todas as teorias estejam em conjunto, espera-se proporcionar
aos professores de química caminhos para alcançar a cognição dos estudantes,
além de promover o empoderamento de toda uma cultura. | pt_BR |
dc.description.abstract | This monograph discusses multireferent practices of chemistry teaching, which
value ethnic-racial relations from the use of umbanda herbs. For this purpose,
human rights education, cognitivism, multireferentiality and reflections about the
African diaspora in Brazil and its impacts will be used as theoretical support.
Multireferential epistemology is a concept dating back to the 2000s and has been
explored by few authors, it is a theory of knowledge that seeks to go beyond the
disciplinarization found within the limits of interdisciplinarity and
transdisciplinarity. Following the same line of thought, anti-racist education is a
theme that has gained strength in recent years and has been expanding within
the educational landscape. As its name suggests, it is a form of education aimed
at combating racism, especially what is termed as structural. The development of
this monograph is part of an exploratory and qualitative research and has its basis
established in bibliographic research, interview and field research. The results
indicate that there is a dialogue between scientificism and ancestral knowledge
that can be used in the classroom. Furthermore, the reflections of this monograph
originated a multireferential proposal of didactic character. That said, once all
theories are together, it is expected to provide chemistry teachers with ways to
achieve student cognition, in addition to promoting the empowerment of an entire
culture. | pt_BR |
dc.format.extent | 54 f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino. | pt_BR |
dc.subject | Química. | pt_BR |
dc.subject | Étnico-racial. | pt_BR |
dc.subject | Multirreferencial. | pt_BR |
dc.subject | Antirracista. | pt_BR |
dc.title | Práticas Multirreferenciais de Ensino de Química: Cultura Afro-brasileira e as Ervas da Umbanda | pt_BR |
dc.type | tcc | pt_BR |
dc.publisher.local | Vila Velha | pt_BR |
ifes.campus | Campus_Vila_Velha | pt_BR |
ifes.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/4143118814162134 | pt_BR |
ifes.course.undergraduate | Licenciatura em Química | |
dc.contributor.member | Amorim, Nádia Ribeiro | |
dc.contributor.member | Kauark, Fabiana da Silva | |
ifes.member.lattes | http://lattes.cnpq.br/1319383059580993 | pt_BR |
ifes.member.lattes | http://lattes.cnpq.br/1775960522512273 | pt_BR |
Redes Sociais