Show simple item record

Práticas Multirreferenciais de Ensino de Química: Cultura Afro-brasileira e as Ervas da Umbanda

dc.contributor.advisorSantos Júnior, Wilson Camerino dos
dc.contributor.authorGabriel, João Pedro de Santana
dc.date.accessioned2022-02-09T00:38:11Z
dc.date.available2022-02-09T00:38:11Z
dc.date.issued2021
dc.identifier.citationGabriel, J. P. S. Práticas Multirreferenciais de Ensino de Química: Cultura Afro-brasileira e as ervas da Umbanda. 2021. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso - Instituto Federal do Espírito Santo, Vila Velha, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1594
dc.description.abstractEsta monografia discute práticas multirreferenciais de ensino de química, que valorizem as relações étnico-raciais a partir da utilização das ervas da umbanda. Para tanto, serão usados como suporte teórico a Educação em Direitos Humanos, o cognitivismo, a multirreferencialidade e reflexões a respeito da diáspora africana no Brasil e seus impactos. A epistemologia multirreferencial é um conceito datado desde antes dos anos 2000 e vem sendo explorado por poucos autores, se trata de uma teoria do conhecimento que procura ir além da disciplinarização encontrada nos limites da interdisciplinaridade e da transdisciplinaridade. Seguindo a mesma linha de pensamento, a educação antirracista é um tema que tem ganhado forças nos últimos anos, e vem se expandindo dentro do cenário educacional. Assim como o próprio nome sugere, é uma forma da educação que visa o combate ao racismo, principalmente aquele denominado como estrutural. A metodologia utilizada para desenvolvimento deste trabalho parte da pesquisa exploratória e qualitativa e tem sua base firmada em pesquisas bibliográficas, entrevista e pesquisa de campo. Os resultados apontam que há um diálogo entre o cientificismo e os saberes ancestrais que pode ser utilizado em sala de aula. Ainda, as reflexões dessa monografia originaram uma proposta multirreferencial de caráter didático. Dito isso, uma vez que todas as teorias estejam em conjunto, espera-se proporcionar aos professores de química caminhos para alcançar a cognição dos estudantes, além de promover o empoderamento de toda uma cultura.pt_BR
dc.description.abstractThis monograph discusses multireferent practices of chemistry teaching, which value ethnic-racial relations from the use of umbanda herbs. For this purpose, human rights education, cognitivism, multireferentiality and reflections about the African diaspora in Brazil and its impacts will be used as theoretical support. Multireferential epistemology is a concept dating back to the 2000s and has been explored by few authors, it is a theory of knowledge that seeks to go beyond the disciplinarization found within the limits of interdisciplinarity and transdisciplinarity. Following the same line of thought, anti-racist education is a theme that has gained strength in recent years and has been expanding within the educational landscape. As its name suggests, it is a form of education aimed at combating racism, especially what is termed as structural. The development of this monograph is part of an exploratory and qualitative research and has its basis established in bibliographic research, interview and field research. The results indicate that there is a dialogue between scientificism and ancestral knowledge that can be used in the classroom. Furthermore, the reflections of this monograph originated a multireferential proposal of didactic character. That said, once all theories are together, it is expected to provide chemistry teachers with ways to achieve student cognition, in addition to promoting the empowerment of an entire culture.pt_BR
dc.format.extent54 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectEnsino.pt_BR
dc.subjectQuímica.pt_BR
dc.subjectÉtnico-racial.pt_BR
dc.subjectMultirreferencial.pt_BR
dc.subjectAntirracista.pt_BR
dc.titlePráticas Multirreferenciais de Ensino de Química: Cultura Afro-brasileira e as Ervas da Umbandapt_BR
dc.typetccpt_BR
dc.publisher.localVila Velhapt_BR
ifes.campusCampus_Vila_Velhapt_BR
ifes.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/4143118814162134pt_BR
ifes.course.undergraduateLicenciatura em Química
dc.contributor.memberAmorim, Nádia Ribeiro
dc.contributor.memberKauark, Fabiana da Silva
ifes.member.latteshttp://lattes.cnpq.br/1319383059580993pt_BR
ifes.member.latteshttp://lattes.cnpq.br/1775960522512273pt_BR


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record