A ASTRONOMIA NA SALA DE AULA: CONTRIBUIÇÕES DE UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR POR MEIO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA.

Bergamin, Brenda Rafaela F. de Araujo ; Braga, Caio Sobrinho (2021)

tcc

O presente trabalho inicia-se na problematização do ensino de Química na sala de aula baseado na interdisciplinaridade e contextualização dos conteúdos. Sendo assim, a Astronomia na sala de aula por meio de uma proposta de sequência didática é o que norteia toda esta pesquisa. O objetivo é avaliar as contribuições da sequência didática no processo de ensino e aprendizagem com o intuito de promover a interdisciplinaridade entre a Química e as outras áreas das Ciências da Natureza abordando o conteúdo da Astronomia. Dessa maneira, como meio de promover uma aprendizagem significativa segundo os conceitos de Ausubel, Novak e Hanesian (1980), no presente trabalho foi construído uma sequência didática como metodologia de ensino no Ensino Médio com possibilidade de ser aplicada na realidade escolar pública ou privada. Para a construção da sequência, foi utilizado como principal documento oficial a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e vários outros artigos por meio de uma pesquisa bibliográfica. A validação da sequência didática deu-se por meio de questionário online respondido por professores de Química e Física. O questionário continha questões relacionadas à estrutura e ao conteúdo presente na sequência. Diante do apresentado, observou-se que a sequência didática foi uma boa opção como facilitadora no processo de ensino e aprendizagem do tema Astronomia, de modo que, a interdisciplinaridade e a contextualidade relacionada à prática facilitam a assimilação do discente. Concluiu-se, também, que apesar de ser pouco falado em sala de aula, a Astronomia tem importância, já que por meio dela, outros assuntos podem ser tratados pelo professor nas escolas.

This present work initializes on the problem that is teaching Chemistry in classrooms based on the interdisciplinary and context of the content taught. The subject of Astronomy in the classroom through a didactic sequence proposal is what guides all this research, and the objective is to evaluate the contributions of the didactic sequence on the teaching- learning process with the intent to promote interdisciplinarity between Chemistry and other areas of Natural Sciences, addressing the objective and content of Astronomy. Hence, as a means of promoting meaningful learning according to Ausubel, Novak, and Hanesian’s concepts (1980), in this present work a didactic sequence was constructed as a methodology of learning in the entities of public or private high schools. For the construction of the sequence, the main official document used was the BNCC (Base Nacional Comum Curricular, acronym in Portuguese) as well as other articles through a bibliographical research. The validation for the didactical sequence was collected through an online questionnaire answered by Chemistry and Physics teachers. The questionnaire contained questions related to the structure and content present in the sequence. Given the data collected, it was observed that the didactical sequence presented was a good option on facilitating the processes of teaching-learning on the objective of Astronomy, assisting the student’s assimilation when used with other interdisciplinary subjects and context. It was also concluded that although Astronomy is not as talked about in the classrooms, it has its importance since through this subject, other subjects can also be explored by the teachers in school.


Collections: