Produção colaborativa e compartilhamento de material educacional em formato digital : a experiência do repositório de recursos educacionais abertos de educação profissional e tecnológica – acervo on-line ProEdu
dissertação de mestrado
RESUMO: Esta dissertação apresenta a pesquisa acerca do Repositório de Conteúdos Didáticos Digitais – Acervo On-line – ProEdu <http://proedu.rnp.br>, possibilitada pela parceria entre o Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT) e a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC/MEC). Seu objetivo é contextualizar os questionamentos apresentados por meio da auditoria anual de 2018, pela Controladoria-Geral da União (CGU), em relação à lacuna na coordenação nacional do repositório, considerando o papel da SETEC/MEC, limitado ao fomento. Assim, foram produzidas respostas acerca de requisitos para validação de materiais didáticos, inserção de novos conteúdos e periodicidade da atualização do repositório. Destacaram-se, como atores principais, a Universidade Federal de Santa Catarina e os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul), do Ceará (IFCE) e do Rio Grande do Norte (IFRN), que, desde 2015, desenvolvem o ProEdu. Em relação ao acervo, os cadernos pedagógicos, que compõem o acervo inicial do repositório, remetem ao período 2009-2014, sob coordenação da Universidade Federal de Santa Catarina. A metodologia, influenciada pela teoria da narrativa de Paul Ricoeur, tem o espaço institucional como referência, em contexto de descontinuidade de políticas públicas. Seus procedimentos foram favorecidos pelo tríplice movimento: da apresentação dos questionamentos pela CGU e de seu subsídio (Nota Técnica), da produção das respostas pela SETEC/MEC e da devolutiva da CGU. O produto educacional é o “Repositório de Recursos Educacionais Abertos de Educação Profissional e Tecnológica – acervo on-line ProEdu: guia para usuário institucional”.
ABSTRACT: This dissertation presents a research about the Digital Repository of Didactic Contents – online collection ProEdu < http://proedu.rnp.br> , enabled by a partnership between the Post-Graduate Program in Vocational and Technological Education (PROFEPT), and the Vocational and Technological Education Secretary of the Brazilian Ministry of Education (SETEC/MEC). The dissertation aims at contextualizing some questions presented by the Office of the Comptroller General – Brazil (CGU) for annual accounting, in 2018, related to the role of SETEC/MEC as it is kept limited to a financial fostering. It allowed to produce answers for validating didactic materials, inserting new contents, updating the repository and highlighting its actors. The actors highlighted are Federal University of Santa Catarina (UFSC), the Federal Institutes of Education, Sciences and Technology Sul-rio-grandense (IFSUL), from Ceará (IFCE) and from Rio Grande do Norte (IFRN) which are responsible for developing ProEdu since 2015. The production of didactic material, in the form of pedagogical booklets that compose the initial online collection, covers the period of 2009-2014, under Federal University of Santa Catarina’s coordination. Its methodology, influenced by Paul Ricoeur’s theory of narrative, considers the institutional space as reference, in context of discontinuity in public policies. Its procedures are unfolded by a threefold movement: the presentation of questions and its manifestation in the form of a Technical Note, the production of answers, and the CGU’s feedback. The educational product is presented as “Digital Repository of Didactic Contents – online collection ProEdu: guide for institutional user”.
Redes Sociais