A diversidade linguística brasileira e as práticas pedagógicas no ensino fundamental II
trabalho de conclusão de curso
RESUMO: O tema escolhido para esse trabalho é a diversidade linguística brasileira e o ensino da língua portuguesa, pois entende-se que conhecer as analogias da língua é importante na concepção da sociedade. Dessa forma, o objetivo geral é analisar práticas pedagógicas no estudo das variações linguísticas no ensino fundamental II, para tanto, pautou-se na metodologia de cunho qualitativo, seriando seis autores pesquisados no Google Acadêmico, através dos descritores variação linguística e prática educacional escolhidos entre os anos de 2017 a 2020, para fundamentar os apontamentos defendidos na evolução desse estudo, como Azevedo e Damasceno (2017), Silveira (2018); Melero (2019); Santos e De Melo (2010); Menezes (2020); Ugalde e Roweder (2020), que em seus artigos defendem a propositura da linguística na sala de aula, principalmente no ensino da língua portuguesa para a evolução da aprendizagem. Assim, foi sendo separados os autores que defendem a temática, realizado a leitura e construção de resumos para edificar a construção da escrita desse trabalho. Contudo, conclui-se que a leitura funciona, enquanto realizada com compreensão, ou seja, como aquela em que o leitor procura construir um sentido para o texto. Entretanto, essa compreensão aparece como um processo complexo, no qual devem interagir diversos fatores como conhecimentos linguísticos, conhecimento prévio relativo ao assunto do texto, conhecimento geral a respeito do mundo, motivação e interesse pela leitura, entre outros. Conhecer como atua cada um desses fatores é indispensável para as práticas do ensino da leitura e escrita. ABSTRACT: The theme chosen for the promotion of this work is “Brazilian linguistic diversity and the teaching of the Portuguese language”, as it is understood that motivating language analogies in the conception of society becomes a significant resource in the building of readers and writers. . Thus, the general objective is to analyze pedagogical practices in the study of linguistic variations in elementary school II, for this, it was scored on the qualitative methodology, with six authors searched on Google Scholar chosen between the years 2017 to 2020, to support the notes defended in the evolution of this study, such as Azevedo and Damasceno (2017), Silveira (2018); Melero (2019); Santos and De Melo (2010); Menezes (2020); Ugalde and Roweder (2020), who in their articles defend the proposition of linguistics.
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