Ludicidade e CTSA no ensino médio: uma abordagem dos jogos educativos como mediador e divulgador da coleta e reciclagem do óleo residual de fritura

Rangel, Kemilly Neves (2021)

tcc

A busca pela sustentabilidade, nesses últimos tempos, está cada vez mais intensa, e o lixo, material visto como inútil e sem valor, é um dos fatores mais preocupantes, dado o seu volume no contexto de uma sociedade de hábitos consumistas. O óleo residual de fritura (ORF) descartado de maneira inadequada pode causar grande problema e a maneira de ajudar seria a reciclagem do ORF. A relevância dessa proposta de trabalho fundamenta-se no apoio técnico ao Instituto Verde Vida (IVV), promovendo a transferência da tecnologia desenvolvida na avaliação do óleo residual de fritura coletado e sua reciclagem, tornando-se uma preocupação ambiental e ajudando o desenvolvimento econômico. Nesse sentido, buscando divulgar ações do IVV no município e, por consequência, ações de educação ambiental. Foram realizadas oficinas educativas de produção, análise, validação e aplicação de recursos didáticos para ensino de Ciências/Educação Ambiental em escolas públicas da Grande Vitória. Tivemos como foco incentivar, por meio de oficinas, a alfabetização científica aos discentes da educação básica, cooperar tecnicamente com o IVV, criar recurso didático para contribuir na formação de discentes e educadores da educação básica. Orientar a comunidade sobre o uso e descarte correto do óleo oriundo dos processos de fritura. Estudamos sobre o movimento de Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) (SANTOS, 2011), Ludicidade (KISHIMOTO, 2012) e Alfabetização Científica (CHASSOT, 2000 e 2003) para assim analisar tendências na sequência didática escolhida. Inicialmente foi feita produção do jogo de tabuleiro educacional na versão física e on-line, sendo aplicado em algumas escolas escolhidas no decorrer do trabalho. Essa vivência foi de grande enriquecimento para um licenciado em formação, pois possibilitou a demonstração de outros meios de ensinar, tanto teórico quanto prático. Foi de grande importância para a formação da pesquisadora, mostrando que todos fazemos parte de um ambiente com recursos finitos e há necessidade de interagir de maneira sustentável.

The search for sustainability, in recent times, is increasingly intense, and garbage, material seen as useless and worthless, is one of the most worrying factors, given its volume in the context of a society with consumer habits. Improperly discarded residual frying oil (ORF) can cause a big problem and the way to help would be recycling the ORF. The relevance of this work proposal is based on the technical support to Instituto Verde Vida (IVV), promoting the transfer of technology developed in the evaluation of the residual frying oil collected and its recycling, becoming an environmental concern and helping economic development. In this sense, seeking to disseminate IVV actions in the municipality and, consequently, environmental education actions. Educational workshops were held for the production, analysis, validation and application of didactic resources for teaching Science/Environmental Education in public schools in Greater Vitória. Our focus was to encourage, through workshops, the scientific literacy of students in basic education, technically cooperate with the IVV, create a didactic resource to contribute to the training of students and educators in basic education. Guide the community on the correct use and disposal of oil from the frying processes. We studied the movement of Science, Technology, Society and Environment (CTSA) (SANTOS, 2011), Playfulness (KISHIMOTO, 2012) and Scientific Literacy (CHASSOT, 2000 and 2003) in order to analyze trends in the chosen didactic sequence. Initially, the educational board game was produced in physical and online versions, being applied in some schools chosen during the work. This experience was of great enrichment for a graduate in training, as it enabled the demonstration of other means of teaching, both theoretical and practical. It was of great importance for the researcher's education, showing that we are all part of an environment with finite resources and there is a need to interact in a sustainable way.


Collections: