dc.contributor.advisor | Franca, Hildegardo | |
dc.contributor.author | Perin, Alexandre | |
dc.date.accessioned | 2022-02-07T11:54:49Z | |
dc.date.available | 2022-02-07T11:54:49Z | |
dc.date.issued | 2021 | |
dc.identifier.citation | Perin, Alexandre. Interdisciplinaridade entre a química e biologia: uma proposta de sequência didática entre fisiologia vegetal e cromatografia / Alexandre Lucas Braga Perin. - 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1583 | |
dc.description.abstract | Diante da necessidade de emancipar o aluno e que este possua uma visão crítica e
contextualizada, urge a importância de aulas interdisciplinares e correlacionadas as
aplicações ao cotidiano. Sob esse viés, a interdisciplinaridade entre fotossíntese com
enfâse nos metabolitos secundários e eixos da Química Orgânica como funções
orgânicas, solubilidade e propriedades físicas análogas a cromatografia podem ser
abordados em sala de aula, por meio de uma proposta de sequência didática. Com
objetivo de avaliar as contribuições da sequência didática no processo de ensino aprendizagem. Dessa forma, a sequência foi elaborada como metodologia de ensino
no ensino médio na realidade escolar pública ou privada. Para esta elaboração foi
utilizado como principal documento oficial a BNCC (Base Nacional Comum Curricular)
e vários outros artigos por meio de uma pesquisa bibliográfica. A validação se deu por
meio de questionário online, respondido por professores de Química e Biologia. Esse,
continha questões relacionadas à estrutura e conteúdo presentes na sequência.
Diante disso, observou-se que a sequência foi uma boa opção como facilitadora no
processo de ensino-aprendizagem no tema que permeiam a Química Orgânica, por
meio da Cromatografia e Fotossíntese, de maneira que a interdisciplinaridade e a
contextualidade relacionada à prática facilitam a assimilação do discente. A partir da
validação, a proposta obteve concordância entre os professores entrevistados.
Concluiu-se portanto, que apesar de ser pouco falado em sala de aula, a
cromatografia associada a interdisciplinaridade tem importância, já que por meio dela,
outros assuntos podem ser levados aos alunos através do professor. | pt_BR |
dc.description.abstract | Faced with the need to emancipate the student and that he/she has a critical and
contextualized view, the importance of interdisciplinary and correlated classes as
applications to everyday life should be stressed. Under this bias, an interdisciplinarity
between photosynthesis with emphasis on secondary metabolites and axes of Organic
Chemistry such as organic functions, solubility and physical properties analogous to
chromatography can be real in the classroom, through a proposal for a didactic
sequence. In order to evaluate how contributions of the didactic sequence in the
teaching-learning process. Thus, the sequence was elaborated as a teaching
methodology in secondary education in the public or private school reality. For this
elaboration, it was used as the official document of the BNCC (Common National
Curriculum Base) and several other articles through a bibliographic search. Validation
took place through an online questionnaire answered by Chemistry and Biology
professors. This one contained questions related to the structure and content present
in the sequence. Therefore, it is observed that the sequence was a good option as a
facilitator in the teaching-learning process in the theme that permeates Organic
Chemistry, through Chromatography and Photosynthesis, so that the interdisciplinarity
and contextuality related to the practice facilitate assimilation of the student. From the
validation, a proposal of approval agreement between the interviewed teachers.
Therefore, it was concluded that despite being little talked about in the classroom,
Chromatography associated with interdisciplinarity is important, since through it, other
subjects can be taken to students through the teacher. | pt_BR |
dc.format.extent | 62 | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Fotossíntese. | pt_BR |
dc.subject | Química Orgânica. | pt_BR |
dc.subject | Metabólitos Secundários. | pt_BR |
dc.subject | Funções Orgânicas. | pt_BR |
dc.title | INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE QUÍMICA E BIOLOGIA: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA ENTRE FISIOLOGIA VEGETAL E CROMATOGRAFIA. | pt_BR |
dc.type | tcc | pt_BR |
dc.publisher.local | Vila Velha | pt_BR |
ifes.campus | Campus_Vila_Velha | pt_BR |
dc.contributor.institution | Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) | pt_BR |
ifes.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/1284874997224988 | pt_BR |
ifes.course.undergraduate | Licenciatura em Química | |
dc.contributor.member | Wilker, José | |
dc.contributor.member | Kauark, Fabiana | |
dc.contributor.member | Franca, Hildegardo | |
ifes.member.lattes | http://lattes.cnpq.br/1775960522512273 | pt_BR |
ifes.member.orcid | 1775960522512273 | pt_BR |
ifes.advisor.orcid | 1284874997224988 | pt_BR |
ifes.advisor.orcid | Hildegardo.Franca@ifes.edu.br | pt_BR |
Redes Sociais