INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE QUÍMICA E BIOLOGIA: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA ENTRE FISIOLOGIA VEGETAL E CROMATOGRAFIA.

Perin, Alexandre (2021)

tcc

Diante da necessidade de emancipar o aluno e que este possua uma visão crítica e contextualizada, urge a importância de aulas interdisciplinares e correlacionadas as aplicações ao cotidiano. Sob esse viés, a interdisciplinaridade entre fotossíntese com enfâse nos metabolitos secundários e eixos da Química Orgânica como funções orgânicas, solubilidade e propriedades físicas análogas a cromatografia podem ser abordados em sala de aula, por meio de uma proposta de sequência didática. Com objetivo de avaliar as contribuições da sequência didática no processo de ensino aprendizagem. Dessa forma, a sequência foi elaborada como metodologia de ensino no ensino médio na realidade escolar pública ou privada. Para esta elaboração foi utilizado como principal documento oficial a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e vários outros artigos por meio de uma pesquisa bibliográfica. A validação se deu por meio de questionário online, respondido por professores de Química e Biologia. Esse, continha questões relacionadas à estrutura e conteúdo presentes na sequência. Diante disso, observou-se que a sequência foi uma boa opção como facilitadora no processo de ensino-aprendizagem no tema que permeiam a Química Orgânica, por meio da Cromatografia e Fotossíntese, de maneira que a interdisciplinaridade e a contextualidade relacionada à prática facilitam a assimilação do discente. A partir da validação, a proposta obteve concordância entre os professores entrevistados. Concluiu-se portanto, que apesar de ser pouco falado em sala de aula, a cromatografia associada a interdisciplinaridade tem importância, já que por meio dela, outros assuntos podem ser levados aos alunos através do professor.

Faced with the need to emancipate the student and that he/she has a critical and contextualized view, the importance of interdisciplinary and correlated classes as applications to everyday life should be stressed. Under this bias, an interdisciplinarity between photosynthesis with emphasis on secondary metabolites and axes of Organic Chemistry such as organic functions, solubility and physical properties analogous to chromatography can be real in the classroom, through a proposal for a didactic sequence. In order to evaluate how contributions of the didactic sequence in the teaching-learning process. Thus, the sequence was elaborated as a teaching methodology in secondary education in the public or private school reality. For this elaboration, it was used as the official document of the BNCC (Common National Curriculum Base) and several other articles through a bibliographic search. Validation took place through an online questionnaire answered by Chemistry and Biology professors. This one contained questions related to the structure and content present in the sequence. Therefore, it is observed that the sequence was a good option as a facilitator in the teaching-learning process in the theme that permeates Organic Chemistry, through Chromatography and Photosynthesis, so that the interdisciplinarity and contextuality related to the practice facilitate assimilation of the student. From the validation, a proposal of approval agreement between the interviewed teachers. Therefore, it was concluded that despite being little talked about in the classroom, Chromatography associated with interdisciplinarity is important, since through it, other subjects can be taken to students through the teacher.