Ensino por investigação nos anos iniciais : análise de sequências didáticas de ciências sobre seres vivos na perspectiva da alfabetização científica
Dissertação de mestrado
RESUMO: O objetivo desta pesquisa foi estudar os aspectos pedagógicos e epistemológicos de duas sequências didáticas, aplicadas no primeiro ano do ensino fundamental de uma Escola Pública do Município de Vitória, no Estado do Espírito Santo, envolvendo crianças com idade entre 6 e 7 anos. Duas sequências didáticas sobre o tema seres vivos, "Pequeninos seres vivos" e "Vim ver a vida", foram estruturadas segundo o modelo metodológico dos Três Momentos Pedagógicos (TMP) de Demétrio Delizoicov, José André Angotti e Marta Maria Pernambuco. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, teórico-empírica, produzida a partir de observações, questionários semiestruturados, entrevistas e análise de documentos oficiais, além de estudos realizados em artigos e livros da área de Ensino de Ciências e Matemática. Os aspectos pedagógicos foram analisados tomando-se como referência Anna Maria Pessoa de Carvalho, Hilário Fracalanza, Leonir Lorenzetti, Jean D. Harlam e Mary S. Rivkim e Jean-Pierre Astolfi. A análise epistemológica foi realizada à luz da teoria sociointeracionista de Lev Vygotsky. Os aspectos sociofilosóficos foram analisados com base no pressuposto da alfabetização científica, referenciado por Lúcia Helena Sasseron e Anna Maria Pessoa de Carvalho. Como produto final desta investigação, foi elaborado um Guia Didático de Ciências e um livro paradidático intitulado "Curuquerê, as aventuras da lagarta da couve". O estudo revelou que é possível estimular alfabetização científica no primeiro ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental, usando sequencias didáticas de Ciências.
ABSTRACT: The aim of the research was to study the epistemological and pedagogical aspects of two sequences applied in the initial years of primary school in a public school in the Vitória city, Espírito Santo state, involving children aged 6 and 7 years. Two didactic sequences on the subject living beings, "Little ones living beings" and "I came to see life", were structured according to the methodological model of Three Pedagogical Moments (TMP) by Demetrius Delizoicov, José André Angotti and Marta Maria Pernambuco. This was a qualitative research, theoretical and empirical, derived from observations, semi-structured questionnaires, interviews and official documents, and studies in books and articles in the Science Education area. The pedagogical aspects were analyzed based on the assumption of the Anna Maria Pessoa de Carvalho, Hilario Fracalanza, Leonir Lorenzetti, Jean D. Harlam, Mary S. Rivkim and Jean-Pierre Astolfi. The epistemological analysis was carried out in the light of sociointeractionist theory of Lev Vygotsky. Sociofilosofics aspects were analyzed on the basis of scientific literacy, referenced by Lucia Helena Sasseron and Anna Maria Carvalho Person. As a final product of this research, we designed a Science Didactic Guide and a paradicdatic book titled "Leafworm, the adventures of cabbage caterpillar". The study revealed that it is possible to estimulate scientific literacy in the first year of the initial years of elementary school, using didactic sequences of Sciences.
Redes Sociais