Aprendizagem de Libras como segunda língua para ouvintes
trabalho de conclusão de curso
RESUMO: O presente trabalho tem por objetivo apresentar e analisar a importância da aprendizagem de LIBRAS como segunda língua para ouvintes de um modo geral, não somente focando em familiares próximos da pessoa surda, a fim de que a comunicação desse indivíduo surdo aconteça em todos os âmbitos de interação social. Para isso, é proposto que o aprendizado da Língua de Sinais seja inserido não somente como componente curricular nas instituições educacionais, mas também faça parte da comunicação interpessoal cotidiana de forma mais abrangente. A metodologia adotada foi o estudo e análise de pesquisa qualitativa por meio de questionários direcionados a dois principais grupos, os ouvintes de forma ampla e aleatória, e a profissionais da área de educação que atuam no ensino de LIBRAS. Com os resultados obtidos e em comparação com o referencial teórico apresentado, observou-se que os entrevistados estão em consonância com o enfoque do trabalho, que é a tomada de consciência sobre a relevância da aprendizagem de LIBRAS para promover a inclusão social da comunidade surda e tornar a sua comunicação mais eficiente e significativa.
ABSTRACT: This paper aims to present and analyze the importance of LIBRAS learning as a second language to listeners in general, not only focusing on family members of the deaf person, so that the communication of these individuals may occur in all dimensions of social interaction. To do so it is proposed that the learning of the Brazilian Sign Language should be inserted not only as a curricular component in educational institutions, but also may become part of daily basis interpersonal communication in a comprehensive way. The methodology adopted was the study and analysis of qualitative research through questionnaire directed to two main groups, the listeners in a broad and random way and to professionals in the field of education who work with LIBRAS. It was observed with the results, and in comparison, with the theoretical framework presented, that the interviewees are aligned to the focus of this research, which is the awareness of the relevance of LIBRAS learning to enhance the social inclusion of deaf communities and to raise their communication to a broader and more significant sphere.
Redes Sociais