Gêneros textuais digitais e a prática do multiletramento : uma proposta de sequência didática de produção do vídeo-resenha

Oliveira, Jaqueline Albino de (2021)

trabalho de conclusão de curso

RESUMO: Partindo do pressuposto de que é necessária a inserção das tecnologias na sala de aula, visto que os alunos são nativos digitais e que estão imersos constantemente nesse meio, o presente artigo, através de pesquisa bibliográfica, discute e apresenta os gêneros textuais digitais dentro da prática dos multiletramentos. Buscaremos apresentar de forma mais particular o gênero textual vídeo-resenha, analisando sua abordagem em trabalhos já publicados sobre o tema, de modo a legitimar a proposta didática sob os conceitos cunhados por Schneuwly e Dolz (2004). Com isso, a partir dessa pesquisa podemos constatar que a prática do multiletramento junto à inserção dos gêneros textuais digitais nas salas de aula, de forma significativa e contextualizada, desenvolve nos alunos habilidades necessárias para que eles identifiquem e dominem a escrita e oralidade do texto multimodal, contribuindo para a construção de sentido, além de se comunicarem efetivamente no atual contexto social. ABSTRACT: Assuming that the insertion of technologies in the classroom is necessary, since students are digital natives and are constantly immersed in this environment, this article, through bibliographical research, discusses and presents digital textual genres within practice of multiliteracies. We will seek to present the video-review textual genre in a more particular way, analyzing its approach in published works on the subject, in order to legitimize the didactic proposal under the concepts coined by Schneuwly and Dolz (2004). Thus, from this research, we can see that the practice of multiliteracy together with the insertion of digital textual genres in classrooms, in a meaningful and contextualized way, develops in students the necessary skills for them to identify and master the writing and orality of the multimodal text , contributing to the construction of meaning, in addition to communicating effectively in the current social context.