dc.contributor.advisor | Martinelli Filho, Nelson | |
dc.contributor.author | Nascimento, Márcia Helena do | |
dc.date.accessioned | 2022-02-03T11:40:11Z | |
dc.date.available | 2022-02-03T11:40:11Z | |
dc.date.issued | 2021 | |
dc.identifier.citation | NASCIMENTO, Márcia Helena do. O griot e as narrativas de tradição oral na sala de aula: na tecitura da memória e ensino. 2021. 108 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Mestrado Profissional em Letras - Profletras, Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2021. Disponível em: http://biblioteca.ifes.edu.br:8080/pergamumweb/vinculos/00001d/00001d0e.pdf. Acesso em: 22 set. 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1575 | |
dc.description.abstract | RESUMO: Esta pesquisa do Mestrado Profissional em Letras – Profletras, do IFES – campus
Vitória, inserida na linha de Estudos Literários, propõe um trabalho de leitura,
oralidade e escrita a partir de narrativas de tradição oral capixaba e africana, e o
resgate das histórias contadas pelos Griots da comunidade Quilombola de
Graúna, em Itapemirim. O projeto “O griot e as narrativas de tradição oral na sala
de aula: na tecitura da memória e ensino” tem como objetivo contribuir para a
construção e a valorização da identidade e da memória cultural de matriz africana
no Ensino Fundamental II, por meio de contação de histórias, estimulando
práticas de leitura literária, numa perspectiva interdisciplinar. A metodologia
utilizada apoiou-se em uma pesquisa qualitativa, com algumas particularidades da
pesquisa-ação e da observação participante. Para fundamentar este trabalho, foi
elaborado um diálogo entre autores que abordam as temáticas sobre literatura de
tradição oral como constituição da identidade cultural e memória individual e
coletiva, entre os quais Hall (2019), Benjamin (1987, 2012), Ricoeur (2011), Le
Goff (2013), Eliade (2016), Campbell (2007, 2015, 2017), Ford (1999), Cascudo
(2002, 2006, 2018) e Freire (1996, 1997, 2006). O produto educacional
desenvolvido foi um caderno com propostas de atividades pedagógicas, em
formato de e-book, a ser disponibilizado para os professores da Educação Básica.
Os dados produzidos destacam a importância de estimular não só o gosto pela
leitura literária, mas também o sentimento de pertencimento da cultura identitária
a partir da valorização da história e memórias africanas e afro-brasileiras,
contribuindo para a formação de um leitor ativo e crítico de seu papel como sujeito
na construção de uma sociedade livre, justa e democrática. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | pt_BR |
dc.format.extent | 108 f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Leitura - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Textos - Literatura | pt_BR |
dc.subject | Tradição oral | pt_BR |
dc.subject | Relações étnicos-raciais | pt_BR |
dc.subject | Cultura afro-brasileira | pt_BR |
dc.subject | Lingua portuguesa (Ensino fundamental) | pt_BR |
dc.title | O Griot e as narrativas de tradição oral na sala de aula : na tecitura da memória e ensino | pt_BR |
dc.type | dissertação de mestrado | pt_BR |
dc.publisher.local | Vitória | pt_BR |
ifes.campus | Campus_Vitoria | pt_BR |
dc.contributor.institution | Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) | pt_BR |
dc.identifier.capes | 23001011069P5 | pt_BR |
ifes.knowledgeArea | Linguagens e Letramentos | pt_BR |
ifes.researchArea | Estudos literários | pt_BR |
ifes.course.underposgraduate | Mestrado Profissional em Letras | |
dc.contributor.member | Martinelli Filho, Nelson | |
dc.contributor.member | Stieg, Vanildo | |
dc.contributor.member | Pizzol, Rafaela Scardino LIma | |
Redes Sociais