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O Griot e as narrativas de tradição oral na sala de aula : na tecitura da memória e ensino

dc.contributor.advisorMartinelli Filho, Nelson
dc.contributor.authorNascimento, Márcia Helena do
dc.date.accessioned2022-02-03T11:40:11Z
dc.date.available2022-02-03T11:40:11Z
dc.date.issued2021
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Márcia Helena do. O griot e as narrativas de tradição oral na sala de aula: na tecitura da memória e ensino. 2021. 108 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Mestrado Profissional em Letras - Profletras, Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2021. Disponível em: http://biblioteca.ifes.edu.br:8080/pergamumweb/vinculos/00001d/00001d0e.pdf. Acesso em: 22 set. 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1575
dc.description.abstractRESUMO: Esta pesquisa do Mestrado Profissional em Letras – Profletras, do IFES – campus Vitória, inserida na linha de Estudos Literários, propõe um trabalho de leitura, oralidade e escrita a partir de narrativas de tradição oral capixaba e africana, e o resgate das histórias contadas pelos Griots da comunidade Quilombola de Graúna, em Itapemirim. O projeto “O griot e as narrativas de tradição oral na sala de aula: na tecitura da memória e ensino” tem como objetivo contribuir para a construção e a valorização da identidade e da memória cultural de matriz africana no Ensino Fundamental II, por meio de contação de histórias, estimulando práticas de leitura literária, numa perspectiva interdisciplinar. A metodologia utilizada apoiou-se em uma pesquisa qualitativa, com algumas particularidades da pesquisa-ação e da observação participante. Para fundamentar este trabalho, foi elaborado um diálogo entre autores que abordam as temáticas sobre literatura de tradição oral como constituição da identidade cultural e memória individual e coletiva, entre os quais Hall (2019), Benjamin (1987, 2012), Ricoeur (2011), Le Goff (2013), Eliade (2016), Campbell (2007, 2015, 2017), Ford (1999), Cascudo (2002, 2006, 2018) e Freire (1996, 1997, 2006). O produto educacional desenvolvido foi um caderno com propostas de atividades pedagógicas, em formato de e-book, a ser disponibilizado para os professores da Educação Básica. Os dados produzidos destacam a importância de estimular não só o gosto pela leitura literária, mas também o sentimento de pertencimento da cultura identitária a partir da valorização da história e memórias africanas e afro-brasileiras, contribuindo para a formação de um leitor ativo e crítico de seu papel como sujeito na construção de uma sociedade livre, justa e democrática.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.format.extent108 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectLeitura - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectTextos - Literaturapt_BR
dc.subjectTradição oralpt_BR
dc.subjectRelações étnicos-raciaispt_BR
dc.subjectCultura afro-brasileirapt_BR
dc.subjectLingua portuguesa (Ensino fundamental)pt_BR
dc.titleO Griot e as narrativas de tradição oral na sala de aula : na tecitura da memória e ensinopt_BR
dc.typedissertação de mestradopt_BR
dc.publisher.localVitóriapt_BR
ifes.campusCampus_Vitoriapt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Federal do Espírito Santo (Ufes)pt_BR
dc.identifier.capes23001011069P5pt_BR
ifes.knowledgeAreaLinguagens e Letramentospt_BR
ifes.researchAreaEstudos literáriospt_BR
ifes.course.underposgraduateMestrado Profissional em Letras
dc.contributor.memberMartinelli Filho, Nelson
dc.contributor.memberStieg, Vanildo
dc.contributor.memberPizzol, Rafaela Scardino LIma


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