O Griot e as narrativas de tradição oral na sala de aula : na tecitura da memória e ensino

Nascimento, Márcia Helena do (2021)

dissertação de mestrado

RESUMO: Esta pesquisa do Mestrado Profissional em Letras – Profletras, do IFES – campus Vitória, inserida na linha de Estudos Literários, propõe um trabalho de leitura, oralidade e escrita a partir de narrativas de tradição oral capixaba e africana, e o resgate das histórias contadas pelos Griots da comunidade Quilombola de Graúna, em Itapemirim. O projeto “O griot e as narrativas de tradição oral na sala de aula: na tecitura da memória e ensino” tem como objetivo contribuir para a construção e a valorização da identidade e da memória cultural de matriz africana no Ensino Fundamental II, por meio de contação de histórias, estimulando práticas de leitura literária, numa perspectiva interdisciplinar. A metodologia utilizada apoiou-se em uma pesquisa qualitativa, com algumas particularidades da pesquisa-ação e da observação participante. Para fundamentar este trabalho, foi elaborado um diálogo entre autores que abordam as temáticas sobre literatura de tradição oral como constituição da identidade cultural e memória individual e coletiva, entre os quais Hall (2019), Benjamin (1987, 2012), Ricoeur (2011), Le Goff (2013), Eliade (2016), Campbell (2007, 2015, 2017), Ford (1999), Cascudo (2002, 2006, 2018) e Freire (1996, 1997, 2006). O produto educacional desenvolvido foi um caderno com propostas de atividades pedagógicas, em formato de e-book, a ser disponibilizado para os professores da Educação Básica. Os dados produzidos destacam a importância de estimular não só o gosto pela leitura literária, mas também o sentimento de pertencimento da cultura identitária a partir da valorização da história e memórias africanas e afro-brasileiras, contribuindo para a formação de um leitor ativo e crítico de seu papel como sujeito na construção de uma sociedade livre, justa e democrática.