Estudo da viabilidade técnica da utilização do rejeito de minério de ferro na camada de sub-base de pavimentação rodoviária
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RESUMO: Estima-se que o ferro, principal mineral produtor de rejeitos em seu beneficiamento, pode gerar entre os anos de 2010 e 2030, 4.721.301 toneladas de rejeitos O reaproveitamento desses resíduos na pavimentação pode agregar valor a esse subproduto, minimizar impactos ambientais causados pela exploração de matéria-prima natural e da extração do minério de ferro, além de possibilitar emprego de um material tecnicamente competitivo. A metodologia da presente pesquisa objetivou avaliar o comportamento das misturas de um solo e rejeito do minério de ferro, visando-se à aplicação em camadas sub-base da pavimentação. Realizou-se a caracterização física, geotécnica e mecânica do solo, rejeito, e das misturas, verificando o atendimento das especificações de sub-base estabilizada granulometricamente, segundo a norma 139/10-ES do Departamento Nacional de Infraestrutura de transportes. Os resultados encontrados demonstraram que o rejeito e as misturas são viáveis de serem aplicados em camadas de subbase em substituição do agregado natural.
- Engenharias165
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