O gênero conto na sala de aula : uma abordagem de leitura e de escrita

Silva, Catiurcia Ferreira da ; Gomes, Núbia Pereira (2021)

trabalho de conclusão de curso

RESUMO: O presente trabalho foi desenvolvido a partir da necessidade de estimular os estudantes a terem um contato mais próximo com a leitura, pois acredita-se que é lendo que se desenvolve o gosto pela leitura e é a partir da leitura que se amplia o vocabulário e consequentemente melhora a escrita. Para atingir o objetivo esperado, dentre outras ações, foi elaborada uma sequência didática de leitura a partir do gênero textual conto, na qual o aluno estará em contato com variados tipos de contos e realizando suas próprias produções. A presente pesquisa possui caráter qualitativo, e para esse fim, foram utilizados os teóricos João Wanderley Geraldi (1984, 2015) e Luiz Antônio Marcurshi (2005), além de BNCC e PCN’s sobre a importância da leitura na sala de aula e a produção textual. Espera- se que a partir desse trabalho, o aluno seja estimulado à leitura desenvolvendo assim o seu pensamento crítico, a imaginação e a criatividade.


Collections: