Search
Now showing items 1-10 of 26
Matemática na educação infantil : uma proposta didática sobre números
(2020)
RESUMO: O trabalho apresenta resultados de pesquisa de conclusão de curso para obtenção do grau de licenciada em matemática pelo Ifes/Vitória. Trata de pesquisa qualitativa, do tipo exploratória, que focalizou discussões ...
Ensino de cartografia: análise de uma proposta de oficina pedagógica baseada no uso de geotecnologias
(2020)
RESUMO: A presente pesquisa teve como objetivo o estudo do uso das geotecnologias aplicadas à aprendizagem de Cartografia, através da análise de uma oficina pedagógica desenvolvida, com base, não só nas geotecnologias, mas ...
Educação ambiental: desafios para o desenvolvimento do cidadão no processo educativo
(2020)
RSUMO: A sociedade contemporânea passa por um momento de grandes discussões em torno das questões ambientais e almeja a formação de indivíduos conscientes de suas atitudes em relação ao meio ambiente. Para tanto, o presente ...
Os estigmas sobre o campo e o rural no ambiente escolar
(2020)
RESUMO: Considerando a perspectiva hegemônica urbanocêntrica da sociedade atual, na
qual o campo é visto como atraso e a cidade como sinônimo de desenvolvimento,
partimos do pressuposto de que os alunos camponeses quando ...
Inserção da realidade local no ensino de geografia no ensino fundamental II
(2020)
RESUMO: A leitura do mundo é construída a partir da vivência dos educandos, contextualizadas e trabalhados pelos educadores em sala de aula. A leitura do mundo dá significado ao que o educando lê nos livros, despertando ...
Inclusão educacional de alunos com transtornos de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH): os desafios para o ensino da geografia
(2020)
RESUMO: Considerando a inclusão educacional e os desafios para efetivá-la, o presente estudo objetivou investigar, descrever e analisar os desafios enfrentados pela escola e pela família no processo de escolarização de ...
Caminhos percorridos pela escola para definição acerca do acompanhante especializado para alunos com autismo
(2020)
O movimento da inclusão escolar se fortalece cada vez mais. Neste sentido,
presencia-se a implementação de políticas que se volta à referida ação. Estas,
consideram as demandas que vão surgindo, ao voltar-se ao ...
O ensino da leitura nas séries iniciais do ensino fundamental e sua importância para o fortalecimento cultural
(2020)
Este trabalho apresenta a importância da leitura como fator fortalecedor da cultura
humana, especificamente nos anos iniciais do Ensino Fundamental. É importante
destacar que a leitura realizada através da visão ...
Autismo e educação inclusiva: a análise da aplicabilidade do método TEACCH no processo de ensino-aprendizagem
(2020)
A atual dinâmica da educação, multifacetária e complexa, impõe revisões
sistemáticas e evoluídas no processo ensino-aprendizagem. Nesse contexto, a
temática envolvendo o autismo é um dos assuntos de suma relevância ...
Educação no trânsito para idosos: uma proposta de plano de ação para o Município de Colatina
(2020)
O presente estudo apresenta um desafio crescente e freqüente nos centros urbanos, que é o
envolvimento de idosos nos acidentes de trânsito. Caracterizando o município de Colatina e
atribuindo às academias, em especial ...
Redes Sociais